Política

Presidente do DEM/AL diz que é contra federações partidárias: “um retrocesso!”

Nonô afirma que Federação representa “ casamento de jacaré com cobra d’água ”

Por Berg Morais 07/02/2022 16h04
Presidente do DEM/AL diz que é contra federações partidárias: “um retrocesso!”
Thomaz Nonô é o presidente do DEM em AL - Foto: Ascom/PMM

O ex-vice-governador de Alagoas e presidente da Executiva do Democratas em Alagoas, José Thomaz Nonô, usou sua conta pessoal no Instagram para opinar a respeito dos processos de fusão e federação partidária que passarão a serem analisados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nos próximos dias. Para ele, a federação de partidos é um “retrocesso” e representa o “casamento de jacaré com cobra d´água”.

Nonô colocou como certa a fusão entre DEM e o PSL para a criação do União Brasil (UB). “Eu acho que o União Brasil está resolvido! O ministro [Edson] Fachin pediu pauta para apreciar o processo no Tribunal Superior Eleitoral a partir de terça-feira. Talvez, até na terça mesmo esteja homologada a fusão do DEM com o PSL nacional”, destacou.

O dirigente partidário acredita que as federações partidárias podem prejudicar o processo eleitoral e as caracterizou como “retrocesso”. “A fusão é o caminho para quem quer se juntar. O que nós estamos vendo, por outro lado, é essa tal de federação partidária que, na minha maneira de ver, é a negação do que a Câmara fez num passado recente”, opinou.

Ele citou como exemplo a disputa proporcional nas eleições municipais de 2020 como justificativa para sua critica as federações partidárias. “O que aconteceu na eleição de vereador? De uma certa maneira se suprimiu a presença de partidos que não tinham representatividade, que vivem de fundo partidário, etc. Tudo o que foi votado no passado foi para que tivéssemos menos partidos e mais fortes. Fusão é o caminho adequado. Federação de partido, não”, apontou Nonô.

Por fim, Tomaz Nonô disse que a federação partidária é um caminho encontrado por pequenas legendas na tentativa de tirar vantagem no pleito. “Federação de partido vai se juntar de novo um monte de legendinha ou então o casamento de jacaré com cobra d’água simplesmente para ganhar a eleição. Acho que isso é um retrocesso! O Brasil não ganha nada dando um passo para frente e dois para trás, como parece ser essa tal de federação de partido”, disparou.