Médica alerta para riscos elevados de pedras nos rins durante o verão
Segundo nefrologista, calor e desidratação favorecem a formação de cálculos renais
Dor intensa no fundo das costas, ardor ao urinar, náuseas, vômitos e até febre. A litíase renal, conhecida popularmente como pedra nos rins, é uma condição dolorosa provocada pela formação de massas sólidas de minerais e sais ácidos que se aglutinam na concentração da urina.
A Sociedade Brasileira de Urologia estima que 1 em cada 10 pessoas no Brasil sofram de cálculo renal. No entanto, casos da doença registram um aumento de 30% no verão, acendendo o alerta para a importância do cuidado e prevenção desta patologia na época mais ensolarada e quente do ano.
Ana Katarina de Cerqueira, nefrologista do Sistema Hapvida Maceió, explica que o calor e a desidratação favorecem a formação dos cálculos renais, mais comuns em pessoas de 25 a 40 anos de idade.
Transpiração excessiva e outros fatores de risco
A especialista afirma que, no verão, as pessoas tendem a transpirar mais e, em muitos momentos, acabam negligenciando a hidratação. “A reposição hídrica inadequada é um dos fatores de risco para o desenvolvimento da litíase, além da predisposição genética e uma dieta rica em sódio, açúcar e proteína animal”, diz.
A médica esclarece que a ingestão de líquido pode variar de pessoa para pessoa e que o correto é calcular as necessidades de cada paciente, individualmente. “De uma maneira geral são necessários de 30 a 35 ml de água para cada kg de peso corporal. Se uma pessoa pesa 60 kg, por exemplo, ela precisa consumir, no mínimo, 1,8 litros de líquido”.
Hidratação na medida certa
A médica Ana Katarina alerta que nem todo líquido é indicado para prevenir o cálculo e complementa ao afirmar que é importante fracionar a sua ingestão para uma hidratação na medida certa. “Sucos naturais, água e água de coco são opções excelentes, mas cafés, chás, bebidas alcoólicas e refrigerantes devem ser evitados”, ressalta.
A nefrologista do Sistema Hapvida Maceió explica que os cafés e chás escuros contêm oxalato, um dos principais componentes dos cálculos. Já o álcool, apesar de ter efeito diurético inicial, leva o indivíduo à desidratação e na eliminação de substâncias que estão ligadas à doença, como a purina.
“A vida moderna, muitas vezes, leva a hábitos errados que podem ser prejudiciais à nossa saúde. Por isso, cuide de você. Para prevenir as pedras nos rins, maneire no sal, nos embutidos, tenha uma boa alimentação e pratique atividades físicas. O seu corpo e os seus rins agradecem”, conclui a médica.
Veja também
Últimas notícias
Jovem é achado morto em barragem de Campo Alegre
Carro capota na BR-104, em Rio Largo, nas proximidades do acesso ao aeroporto
Mulher acusada de torturar e espancar a própria mãe em Viçosa é presa
Cão Orelha: familiares de adolescentes são indiciados por coação a testemunha
Polícia Civil investiga homicídio de jovem no bairro da Ponta da Terra, em Maceió
Após esperar dois anos por transplante de córnea, homem perde visão ao levar soco de desconhecido
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
