Carnaval chegando; saiba os cuidados com calor e exposição ao sol
Dermatologista ainda alerta para o uso de fotoprotetores em gestantes e em crianças menores de 6 meses

Uma projeção realizada com base em dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), órgão ligado ao Ministério da Saúde, aponta que o Brasil deve registrar 185,6 mil novos casos de câncer de pele em 2022. O número pode ser ainda maior, caso os brasileiros não se previnam da maneira correta contra o sol, principal fator de risco para o aparecimento de doenças na pele.
Nas últimas semanas, diversas capitais do sul e centro-oeste registraram altas temperaturas, e no Nordeste não tem sido diferente. Segundo o INCA, aproximadamente 177 mil brasileiros devem contrair câncer de pele não melanoma (ocorre principalmente nas áreas do corpo mais expostas ao sol, como rosto, pescoço e orelhas) em 2022, que é o mais comum e menos agressivo, sendo 83,7 mil em homens e 93,1 em mulheres. Já o câncer de pele melanoma (que tem origem nos melanócitos, células que produzem a melanina, o pigmento que dá cor à pele), que é o tipo mais grave da doença, deve se manifestar em 8,5 mil brasileiros em 2022. O INCA aponta também, que quase 2 mil pessoas devem morrer em decorrência da doença.
Ainda de acordo com o Instituto, o câncer de pele corresponde a 33% de todos os diagnósticos de câncer em nosso país.
Mesmo com festas públicas de carnaval canceladas, a migração para cidades litorâneas aumentam neste período, com isso, a dermatologista Thatiane Leão, do Hospital do Coração de Alagoas, alerta sobre a importância de ter cuidado com a exposição exagerada ao sol e para o uso de fotoprotetores.
“É importante que a população faça o uso de fotoprotetores, camisas UV, chapéus, bonés, óculos de sol e evitem a exposição ao sol, das 9h às 16h, que é o horário em que a incidência solar está muito forte. Também é importante que se faça a ingesta de líquidos, para manter a pele hidratada, se possível, também utilize hidratantes e muito protetor solar. Curtam o feriado, mas tenham a responsabilidade de cuidar da pele”, afirmou a dermatologista, Thatiane Leão.
A dermatologista ainda alerta para o uso de fotoprotetores em gestantes e em crianças menores de 6 meses.
“De acordo com o Consenso Brasileiro de Fotoproteção, gestantes podem e devem utilizar qualquer tipo de fotoprotetor. Já as crianças menores de 6 meses, não podem utilizar fotoprotetores tópicos, tampouco serem expostos diretamente ao sol. Já, crianças a partir dos 6 meses e até o primeiro ano de vida, as exposições solares devem ser curtas e em horários apropriados (até às 10h e após as 16h), sempre com a utilização de protetor solar. Fuja da exposição das horas próximas ao meio dia”. Salientou a dermatologista Thatiane Leão.
CUIDADOS COM O SOL
1. Aplicar o protetor solar ao menos 15 minutos antes da exposição ao sol;
2. Evitar exposição entre 10h e 15h, horário em que o sol é mais intenso;
3. Usar óculos de sol, chapéu/boné/viseiras e guarda-sol/sombrinhas, que podem ajudar na proteção.
4. Beber água – Com o calor, o suor aumenta e o corpo vai perdendo mais água ao longo do dia, tornando a pele mais seca. É necessário repor a quantidade perdida para hidratar a pele. Além da hidratação, a água faz o transporte de nutrientes e vitaminas e melhora a digestão.
5. Hora do banho – A água do chuveiro deve estar morna ou fria, pois se estiver muito quente pode causar queimaduras ou ressecamento na pele;
6. Hidratação sempre – Após o banho ou durante o dia, é importante o uso de hidratantes, para manter a elasticidade da pele e prevenir o ressecamento, evitando que resulte em uma coceira ou descamação;
7. Prevenção ao câncer – Realizar frequentemente o autoexame da pele, inspeção completa e cuidadosa de todo o corpo – do couro cabeludo à sola dos pés. Dar atenção a cor, tamanho, relevo, formato das pintas e lesões na pele. Se houver novas lesões ou alteração em alguma pinta antiga, deve ser agendado uma consulta médica, através da Unidade Básica de Saúde.
Últimas notícias

Criado há três meses, 'Luau do Sipá' conquista multidão ao som de boa música na orla de Maceió

Prefeita Ceci marca presença no Workshop Masterop Travel 2025 para fortalecer o turismo em Atalaia

Deputada Cibele Moura volta a assumir presidência da Comissão de Constituição, Justiça e Redação da ALE

Audiência mantém impasse sobre Faixa Verde na orla da Ponta Verde, em Maceió

Defeito no ar-condicionado causou mal-estar em crianças dentro de ônibus escolar

Motociclista derrapa em óleo na pista e colide contra carro no Centro de Maceió
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
