Carnaval chegando; saiba os cuidados com calor e exposição ao sol
Dermatologista ainda alerta para o uso de fotoprotetores em gestantes e em crianças menores de 6 meses
Uma projeção realizada com base em dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), órgão ligado ao Ministério da Saúde, aponta que o Brasil deve registrar 185,6 mil novos casos de câncer de pele em 2022. O número pode ser ainda maior, caso os brasileiros não se previnam da maneira correta contra o sol, principal fator de risco para o aparecimento de doenças na pele.
Nas últimas semanas, diversas capitais do sul e centro-oeste registraram altas temperaturas, e no Nordeste não tem sido diferente. Segundo o INCA, aproximadamente 177 mil brasileiros devem contrair câncer de pele não melanoma (ocorre principalmente nas áreas do corpo mais expostas ao sol, como rosto, pescoço e orelhas) em 2022, que é o mais comum e menos agressivo, sendo 83,7 mil em homens e 93,1 em mulheres. Já o câncer de pele melanoma (que tem origem nos melanócitos, células que produzem a melanina, o pigmento que dá cor à pele), que é o tipo mais grave da doença, deve se manifestar em 8,5 mil brasileiros em 2022. O INCA aponta também, que quase 2 mil pessoas devem morrer em decorrência da doença.
Ainda de acordo com o Instituto, o câncer de pele corresponde a 33% de todos os diagnósticos de câncer em nosso país.
Mesmo com festas públicas de carnaval canceladas, a migração para cidades litorâneas aumentam neste período, com isso, a dermatologista Thatiane Leão, do Hospital do Coração de Alagoas, alerta sobre a importância de ter cuidado com a exposição exagerada ao sol e para o uso de fotoprotetores.
“É importante que a população faça o uso de fotoprotetores, camisas UV, chapéus, bonés, óculos de sol e evitem a exposição ao sol, das 9h às 16h, que é o horário em que a incidência solar está muito forte. Também é importante que se faça a ingesta de líquidos, para manter a pele hidratada, se possível, também utilize hidratantes e muito protetor solar. Curtam o feriado, mas tenham a responsabilidade de cuidar da pele”, afirmou a dermatologista, Thatiane Leão.
A dermatologista ainda alerta para o uso de fotoprotetores em gestantes e em crianças menores de 6 meses.
“De acordo com o Consenso Brasileiro de Fotoproteção, gestantes podem e devem utilizar qualquer tipo de fotoprotetor. Já as crianças menores de 6 meses, não podem utilizar fotoprotetores tópicos, tampouco serem expostos diretamente ao sol. Já, crianças a partir dos 6 meses e até o primeiro ano de vida, as exposições solares devem ser curtas e em horários apropriados (até às 10h e após as 16h), sempre com a utilização de protetor solar. Fuja da exposição das horas próximas ao meio dia”. Salientou a dermatologista Thatiane Leão.
CUIDADOS COM O SOL
1. Aplicar o protetor solar ao menos 15 minutos antes da exposição ao sol;
2. Evitar exposição entre 10h e 15h, horário em que o sol é mais intenso;
3. Usar óculos de sol, chapéu/boné/viseiras e guarda-sol/sombrinhas, que podem ajudar na proteção.
4. Beber água – Com o calor, o suor aumenta e o corpo vai perdendo mais água ao longo do dia, tornando a pele mais seca. É necessário repor a quantidade perdida para hidratar a pele. Além da hidratação, a água faz o transporte de nutrientes e vitaminas e melhora a digestão.
5. Hora do banho – A água do chuveiro deve estar morna ou fria, pois se estiver muito quente pode causar queimaduras ou ressecamento na pele;
6. Hidratação sempre – Após o banho ou durante o dia, é importante o uso de hidratantes, para manter a elasticidade da pele e prevenir o ressecamento, evitando que resulte em uma coceira ou descamação;
7. Prevenção ao câncer – Realizar frequentemente o autoexame da pele, inspeção completa e cuidadosa de todo o corpo – do couro cabeludo à sola dos pés. Dar atenção a cor, tamanho, relevo, formato das pintas e lesões na pele. Se houver novas lesões ou alteração em alguma pinta antiga, deve ser agendado uma consulta médica, através da Unidade Básica de Saúde.
Últimas notícias
Acusados tentar explodir bomba em aeroporto se tornam réus no STF
Aprovado no Senado, PL da Dosimetria vai à sanção presidencial
Laudo da PF confirma que Bolsonaro usou solda para romper tornozeleira
Bolsonaro pede autorização para fazer fisioterapia na prisão
Rafael Brito realiza sonho de milhares de educadores e luta para transformar PIBID em lei
Incêndio em vegetação mobiliza Corpo de Bombeiros na Avenida Governador Afrânio Lages, em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
