MPAL e outros órgãos fiscalizam e recolhem garrafões de água para averiguar qualidade das embalagens
A ação foi realizada com a participação da Vigilância Sanitária, Procon e Lacen
O Ministério Público do Estado de Alagoas (MPAL), por meio da Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor realizou, nesta segunda-feira (21), uma série de fiscalizações em empresas que envasam e distribuem água potável. As inspeções ocorreram em parceria com a Vigilância Sanitária Municipal, o Procon de Maceió e o Laboratório Central de Saúde Pública de Alagoas com o objetivo de verificar se o material utilizado para fabricar os garrafões é aquele permitido por lei.
O trabalho de fiscalização é fruto de um procedimento administrativo instaurado pelo promotor de Justiça Max Martins, titular da 1ª Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor. “Recebemos denúncias de que alguns desses fabricantes e distribuidores estavam produzindo e vendendo garrafões de 20 litros e suas respectivas tampas com material reciclável, o que é terminantemente proibido, estando, portanto, em desacordo com a legislação pertinente. Diante disso, acionamos a Vigilância Sanitária e o Procon, de modo que os dois órgãos pudessem nos ajudar na comprovação ou não dessas acusações”, explicou Max Martins.
Ainda segundo ele, a Portaria nº 387/2008, de autoria do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), que disciplina o uso de embalagens plásticas de águas envasadas, a exemplo de garrafões e tampas, tais embalagens devem ser fabricadas com resina virgem ou outro material aceitável para contato com alimentos.
Garrafões recolhidos
Nos estabelecimentos alvo das inspeções foram recolhidos e lacrados alguns garrafões para fins de teste, o que vai comprovar se as embalagens estão sendo fabricadas, de fato, com material diverso daquele exigido em norma jurídica. Dentre os exames que serão realizados, está o de análise de migração específica de metais e outros elementos.
Os exames serão feitos em laboratórios públicos e/ou privados pertencentes à Rede Brasileira de Laboratórios Analíticos em Saúde, ligada à Agência Nacional de Vigilância (Anvisa) ou credenciados ao Instituto Nacional de Metrologia.
Últimas notícias
Pesquisa Quaest aponta desgaste de Lula e cenário indefinido para 2026
Caio Bebeto alerta para risco de desabamento e insegurança em imóvel abandonado em Ipioca
Pela quarta vez, Deputado Fabio Costa assume vaga titular na Comissão de Segurança da Câmara
Novo tomógrafo do Hospital de Emergência do Agreste agiliza diagnóstico de traumas e AVC
Atalaia transforma a Busca Ativa Escolar em protocolo de proteção e cuidado com crianças e adolescentes
PF apreende 152 frascos de tizerpartida proibida pela Anvisa e prende suspeito por contrabando
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
