Leonardo Dias apresenta PL para instalação de sistema de desobstrução das galerias pluviais de Maceió
Caso aprovado, o PL prevê que, dentro de 365 dias, o Poder Executivo instale estruturas metálicas que filtrarão todo o material sólido, que deverá ser recolhido posteriormente

Após os transtornos causados pelas chuvas que atingiram Maceió no domingo passado (20), o vereador Leonardo Dias apresentou um Projeto de Lei (PL) que determina a instalação de caixas coletoras nas bocas-de-lobo da capital alagoana.
O PL, caso aprovado pela Câmara Municipal de Maceió (CMM), prevê que o Poder Executivo – dentro de 365 dias – instale estruturas metálicas que filtrarão todo o material sólido, que deverá ser recolhido posteriormente. Metrópoles como São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba adotaram o sistema e obtiveram sucesso na maioria dos pontos implantados.
Dias afirmou que as instalações de caixas coletoras ajudarão a desobstruir as galerias de águas pluviais e amenizarão o entupimento da rede de esgoto de Maceió.
O vereador lamentou os estragos causados pela chuva, que em aproximadamente 20 minutos de duração, deixou diversas ruas da capital alagadas, além de ter causado quedas de árvores, interrupção do fornecimento de energia elétrica e obstrução de vias.
"Infelizmente, pouco tempo de chuva é o suficiente para causar graves transtornos em Maceió. No domingo vimos ruas de diversos bairros completamente alagadas, muitas pessoas tiveram casas inundadas e precisaram andar em meio a água suja, se expondo a doenças”, afirmou Dias.
Leonardo criticou a Prefeitura pelos transtornos causados. Segundo o vereador, o Executivo municipal tem sido negligente com relação à limpeza das galerias pluviais. O edil lamentou a falta de um plano sólido para evitar que problemas como os de domingo passado ocorram novamente.
"Vinte minutos de chuva foram suficientes para mostrar que a Prefeitura negligenciou a limpeza das galerias. A cidade ficou um caos completo", afirmou Dias.
O PL está tramitando na Casa de Mário Guimarães e deve ser apreciado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) antes de ir ao Plenário da CMM.
Últimas notícias

Rapper Hungria recebe alta de hospital em Brasília
Filmaê: jovens transformam comunicação pública em cidadania

Ministra Esther Dweck afirma que não haverá CNU em 2026

Condutor perde controle direcional do veículo e picape bate em residência em Campo Grande

Carro incendia na BR-101 no município de Colônia Leopoldina

Após acusação de estupro, artista Mamulengo das Alagoas posta vídeo em casa: 'não vou desistir'
Vídeos e noticias mais lidas

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'
