Conquista do voto feminino no Brasil completa 90 anos; elas são maioria em Alagoas
Já nas casas do legislativo não chegam a esse patamar
Há 90 anos, as mulheres no Brasil conquistavam o direito de votar. Em 1932, o Código Eleitoral garantiu a mulheres acima de 21 anos os direitos de votar e serem votadas em todo o território nacional. Dois anos depois, em 1934, a conquista passou a ser prevista na Constituição Federal.
Dados do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE-AL) mostram que em 2022, as mulheres representam 53,90% dos eleitores, o que corresponde a 1.195.490 pessoas. Entre o grupo, as com 45 a 69 anos, são a maioria, 291.707 eleitoras.
Já nas casas do legislativo, as mulheres ainda tem muito o que conquistar. Na Câmara de Maceió, por exemplo, dos 28 vereadores, apenas quatro são mulheres. Um número inferior se comparado a legislatura passada.
Na Assembleia Legislativa (ALE), a realidade não é diferente. Dos 27 deputados estaduais, somente quatro são mulheres.
A conquista desse direito também foi impulsionada por várias pioneiras, como a professora Celina Guimarães Viana, que pôde, por meio de um requerimento, votar em 1927 e se tornou a primeira eleitora do país. Outro nome é o de Leolinda de Figueiredo Daltro, uma das fundadoras do Partido Republicano Feminino, criado em 1910. A zoóloga paulista Bertha Lutz, uma das criadoras da Federação Brasileira pelo Progresso Feminino, é apontada como uma das maiores líderes na luta pelos direitos políticos das mulheres.
Últimas notícias
Prefeitura anuncia entrega de alvarás e crachás para ambulantes do São João Massayó
Representante comercial morre em grave acidente envolvendo carro e carreta na BR-423
Arraiá da Assistência reúne mais de 500 pessoas e destaca serviços desenvolvidos em São Sebastião
Cabo Bebeto defende penas mais rígidas para agressores de mulheres e critica impunidade
Três Copas depois: Vídeo de mãe com os filhos emociona torcedores brasileiros
Investigação descarta premeditação, mas indicia policial por assassinato de colegas em AL
Vídeos e noticias mais lidas
Profissionais de saúde são contratados para substituir doentes por covid-19
Prefeitura anuncia inauguração da avenida Senador Benedito de Lira com Raí Saia Rodada
Após demissão de Moro, Bolsonaro fará declaração às 17h
Fernando Barbosa, fundador do tradicional Bar do Caldinho, morre aos 76 anos em Arapiraca
