Alagoas registra a maior queda na taxa de desocupação no Brasil
Mais 14 estados contabilizaram recuo nesta estatística, seguindo a tendência nacional
Alagoas registrou a maior queda na taxa de desocupação no Brasil, na comparação entre os terceiro e quarto trimestres de 2021, com variação de 2,6 pontos percentuais. O número foi de 17,1% para 14,5%. Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua Trimestral, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Entretanto, o estado tem a quarta maior desocupação do país, empatado com Sergipe, e atrás apenas do Amapá (17,5%); Bahia (17,3%); e Pernambuco (17,1%). As menores foram em Santa Catarina (4,3%); Mato Grosso (5,9%); e Mato Grosso do Sul (6,4%).
Mais 14 estados contabilizaram recuo nesta estatística, seguindo a tendência nacional, que teve 1,5% de queda neste mesmo período, indo de 12,6% para 11,1%. Quando o assunto é a média anual brasileira, a porcentagem caiu de 13,8% em 2020 para 13,2% em 2021.
No país, a taxa de desocupação por sexo foi de 9,0% para os homens e 13,9% para as mulheres no 4° trimestre de 2021. Já por cor ou raça ficou abaixo da média nacional para os brancos (9,0%) e acima para os pretos (13,6%) e pardos (12,6%).
Para as pessoas com ensino médio incompleto, o número superava as taxas dos demais níveis de instrução (18,4%). Para as com nível superior incompleto, foi 11,8%, mais que o dobro da verificada para o nível superior completo (5,2%).
AL teve o segundo maior percentual de desalentados do Brasil
Frente à população na força de trabalho ou desalentada no quarto trimestre de 2021, o percentual de desalentados de Alagoas foi o segundo maior do país, com 14,1%, sendo superado apenas pelo Maranhão (17%). O número de desalentados nesta época foi de 4,8 milhões de pessoas.
Na média anual, o percentual de desalentados ficou em 4,9% em 2021, com maiores proporções no Maranhão (18,8%), Alagoas (15,9%) e Piauí (13,7%) e menores proporções em Santa Catarina (0,8%), Mato Grosso (1,4%) e Rio Grande do Sul (1,5%).
Últimas notícias
Homem é morto com quatro tiros, três na cabeça, no bairro Santa Amélia, em Maceió
Homem é assassinado com seis tiros na cabeça no bairro do Feitosa, em Maceió
Motociclista morre após colisão com carro em frente ao Mirante da Sereia, em Maceió
Briga entre irmãos termina em morte a facadas durante confraternização em Pilar
Recusa sexual termina com mulher agredida, enforcada e arrastada pelos cabelos em Feira Grande
Cão farejador localiza tabletes de maconha escondidos em terreno baldio em Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
