Litoral

Marechal Deodoro decreta calamidade pública devido ao avanço do mar

Prefeitura aguarda homologação do Estado para o envio de recursos financeiros do Governo Federal

Por 7Segundos com TV Pajuçara 25/02/2022 15h03
Marechal Deodoro decreta calamidade pública devido ao avanço do mar
Marechal Deodoro decreta calamidade pública devido ao avanço do mar - Foto: Reprodução / TV Pajuçara

Por conta da erosão causada pelo avanço do mar na praia da Barra Nova, em Marechal Deodoro, Litoral Sul de Alagoas, a prefeitura decretou estado de calamidade pública. Agora, o órgão aguarda a homologação do decreto, por parte da Defesa Civil estadual, para que o Governo Federal possa enviar os recursos financeiros, que vão custear as obras de contenção.

Segundo o prefeito Claudio Roberto Ayres, o município não tem verba suficiente para arcar com os gastos, que são estimados em mais de R$ 10 milhões. Ele contou que a obra criará cinco quilômetros e que foi à Brasília para acelerar e executar a construção o mais breve possível.

"A Barra Nova vem sofrendo há anos com o avanço da maré, mas esse ano foi maior. Foram pavimentações destruídas, casas danificadas, além da drenagem das vias, que tiveram tubos arrancados", contou em entrevista à TV Pajuçara.

Algumas ações foram desenvolvidas em pontos da Barra Nova. Claudio contou que na nova orla tinha 30 metros de distância do mar, foi recuada, foi criado um muro de contenção, mas ainda assim, com a nova maré, a água invadiu parte da orla, porém não teve destruição.

"Colocamos diversas caçambas de pedras enormes para minimizar a situação, enquanto aguardamos a liberação da verba federal", afirmou.