Saúde

Perfil de sequelas em pacientes que tiveram Covid-19 mudou em Maceió

Em janeiro, foram 315 atendimentos no Centro de Especialidades

Por 7Segundos 26/02/2022 08h08 - Atualizado em 26/02/2022 08h08
Perfil de sequelas em pacientes que tiveram Covid-19 mudou em Maceió
Pacientes com sequelas da Covid-19 são atendidos no centro - Foto: Polyanna Monteiro/Ascom SMS

As sequelas da Covid-19 ainda estão sendo estudadas em todo mundo. A chamada Covid Longa já acomete entre 10% a 30% dos infectados pelo novo coronavírus. Um estudo feito por pesquisadores do Reino Unido identificou 115 sintomas persistentes relatados por pessoas recuperadas.

Além das sequelas pulmonares e cardiológicas, estão listados perda de olfato, espirros frequentes, dificuldade de ejaculação, redução na libido, falta de ar em repouso, fadiga, dor torácica, voz rouca e febre.

O 7Segundos conversou sobre o assunto com a médica otorrinolaringologista, Thays Avelino, do Centro de Especialidades Eliane Machado. A unidade é especializada no serviço de atendimento a pacientes com sequelas da Covid-19.

De acordo com ela, o perfil de sintomas mudou ao longo do período da pandemia. Na primeira onda, os pacientes chegavam à unidade com perda de olfato e de paladar.
“Em seguida, veio uma distorção do paladar. Os pacientes chegavam relatando sentir gosto de podre. Sentiam gosto de gasolina em alimentos, por exemplo. Agora [na terceira onda], são sintomas obstrutivos, como rinite exacerbada, tontura, muito zumbido”.

Thays Avelino explica ainda que a área de neurologia tem recebido pacientes que estão se queixando de dores de cabeça e esquecimento, névoa cerebral, problemas de concentração. “No entanto, os problemas pulmonares, as sequelas respiratórias continuam a chegar”.

Para se ter uma ideia de como a população tem sido afetada, o Centro de Especialidades Eliane Machado atendeu 315 pacientes só no mês de janeiro deste ano.