Perfil de sequelas em pacientes que tiveram Covid-19 mudou em Maceió
Em janeiro, foram 315 atendimentos no Centro de Especialidades

As sequelas da Covid-19 ainda estão sendo estudadas em todo mundo. A chamada Covid Longa já acomete entre 10% a 30% dos infectados pelo novo coronavírus. Um estudo feito por pesquisadores do Reino Unido identificou 115 sintomas persistentes relatados por pessoas recuperadas.
Além das sequelas pulmonares e cardiológicas, estão listados perda de olfato, espirros frequentes, dificuldade de ejaculação, redução na libido, falta de ar em repouso, fadiga, dor torácica, voz rouca e febre.
O 7Segundos conversou sobre o assunto com a médica otorrinolaringologista, Thays Avelino, do Centro de Especialidades Eliane Machado. A unidade é especializada no serviço de atendimento a pacientes com sequelas da Covid-19.
De acordo com ela, o perfil de sintomas mudou ao longo do período da pandemia. Na primeira onda, os pacientes chegavam à unidade com perda de olfato e de paladar.
“Em seguida, veio uma distorção do paladar. Os pacientes chegavam relatando sentir gosto de podre. Sentiam gosto de gasolina em alimentos, por exemplo. Agora [na terceira onda], são sintomas obstrutivos, como rinite exacerbada, tontura, muito zumbido”.
Thays Avelino explica ainda que a área de neurologia tem recebido pacientes que estão se queixando de dores de cabeça e esquecimento, névoa cerebral, problemas de concentração. “No entanto, os problemas pulmonares, as sequelas respiratórias continuam a chegar”.
Para se ter uma ideia de como a população tem sido afetada, o Centro de Especialidades Eliane Machado atendeu 315 pacientes só no mês de janeiro deste ano.
Últimas notícias

Julho Amarelo: Unidades de Saúde realizam DIA D para a população e levam informação e prevenção sobre as hepatites virais

Secretaria de Cultura de Penedo convoca artesãos interessados em expor na Feicusal

Prefeitura de Penedo amplia o Programa Saúde Bucal Noturno

Curso de Inglês e Plano de Turismo são destaques em reunião do COMTUR Penedo

Prefeito de Japaratinga anuncia interdição do Mirante Aruanã ponto turístico da cidade

Deputado Delegado Leonam cobra implementação do regime semiaberto em Alagoas
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
