Cultura

Pilar se transforma na capital alagoana da cultura neste sábado

Cine Pilarense será palco de um grande encontro envolvendo mestres da cultura popular de várias regiões do estado

Por Secom Pilar 11/03/2022 18h06
Pilar se transforma na capital alagoana da cultura neste sábado
Pilar se transforma na capital alagoana da cultura neste sábado - Foto: Secom Pilar

Pilar vai se transformar na capital alagoana da cultura. É que, neste sábado, a partir das 8h, o Cine Pilarense será palco de um grande encontro envolvendo mestres da cultura popular de várias regiões do estado (confira, abaixo, a programação completa).

O “2º Encontrão dos Mestres da Cultura Popular e Artesanato de Alagoas – De Arthur a Edivar: 150 anos de Cultura no Pilar” é uma promoção do Fórum Permanente da Cultura Popular e Artesanato de Alagoas (Focuarte) e conta com o apoio da Prefeitura do Pilar.

O evento também faz parte das comemorações dos 150 anos de emancipação política da cidade do Pilar, cuja programação já está definida, com o prefeito Renato Filho entregando vários equipamentos públicos à população na próxima quarta-feira (16).

O encontro será aberto com um arrastão dos blocos Leão de Aço e Caçadores, seguido de apresentação do grupo Afro Ginga. Na sequência, será a vez da entrega do prêmio Mestre Bumba a Edivar Vicente Feitosa, personagem do Guerreiro Alagoano que ficou conhecido como “treme treme pilarense”. Mestre Edivar, inclusive, já recebeu a comenda Ledo Ivo – honraria proposta pela deputada Fátima Canuto –, intitulando o evento que também homenageia outro ilustre pilarense, o médico e antropólogo Arthur Ramos.

Durante o encontro também haverá o lançamento do hino dos 150 anos do Pilar, além de uma roda de conversa para debater políticas públicas em favor da cultura alagoana. O evento contará, ainda, com a apresentação do grupo de forró do Mestre Elias Fortunato, além do Pastoril de Homens de São Miguel dos Milagres, entre outras atrações, encerrando-se com um passeio, já no final da tarde, pelos pontos turísticos do Pilar.

Produtor cultural, Marcus Assunção enaltece o alcance da iniciativa. “Ainda somos carentes de programações dessa natureza na capital e interior, apesar de Alagoas se destacar como o estado mais rico em grupos folclóricos do Brasil, de modo que muita gente ainda não conhece sua própria história. Trata-se, portanto, de um evento maravilhoso”, afirma Assunção.

Para o prefeito Renato Filho, o encontro é mais uma demonstração de que Pilar também se destaca por seu valor artístico e cultural.

“Nós reabrimos o Cine Pilarense, que esteve fechado por mais de trinta anos, e recuperamos a Casa da Cultura Arthur Ramos, que será entregue na próxima semana, sempre apoiando o artista local. Além disso, recolocamos o Pilar, em definitivo, no mapa do turismo graças a investimentos como o Alto do Santo Cruzeiro. Ou seja, também exploramos as belezas naturais para atrair mais visitantes, gerar emprego e potencializar o desenvolvimento da nossa cidade”, conta Renato Filho.