Prefeitura reúne comerciantes para apresentar projeto de reforma da Praça Lions
Obra terá início nos próximos quinze dias e estimativa da entrega ao público é em seis meses
Arquitetos urbanistas da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente (Sedet) participaram de uma reunião com comerciantes da Praça Lions, nesta sexta-feira (11), para apresentar o projeto de reforma que vai contemplar o local com uma nova estrutura de lazer para mais de 30 mil pessoas que residem e trabalham nas proximidades do bairro de Pajuçara.
A obra está orçada em mais de R$ 470 mil e terá início nos próximos quinze dias. A estimativa é que a nova praça seja entregue ao público em seis meses. A intervenção abrange uma área de 6.537,66 mil m² e inclui a pavimentação dos passeios públicos, mini floresta, horta comunitária, barracas para artesãos, lanchonetes, espaço pet e para piquenique, playground, academia ao ar livre e mobiliários urbanos.
A iniciativa vem sendo comemorada por quem espera há anos pela reestruturação do espaço. A artesã Adenúzia Ferreira, que trabalha há 7 anos na Praça Lions, avalia que a reforma vai proporcionar organização e atrair mais turistas. “Esse movimento que está acontecendo vai dar vida à praça e aos moradores da região. Somos agradecidos ao prefeito e sua equipe, que tiveram a sensibilidade de olhar pra gente”, disse.
A estrutura física que vai acomodar os artesãos tem o apoio da Secretaria Municipal do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes), que prevê o fortalecimento e valorização da cadeia produtiva do artesanato.
Para o secretário adjunto de Planejamento Urbano de Maceió, Tácio Rodrigues, as discussões vêm acontecendo desde julho do ano passado e visam garantir a participação popular na intervenção. "A intenção é que todas as necessidades da comunidade sejam atendidas. O projeto é feito pela Prefeitura, mas as ideias e propostas são definidas pela população”, explicou o secretário.