Gabinete da Causa Animal e UVZ realizam feira de adoção na Rua Aberta no domingo (20)
Ação incentiva adoção responsável na capital
Neste domingo (20) acontece na Rua Aberta, da orla de Ponta Verde, mais uma edição da Feira de Adoção da Prefeitura de Maceió. A ação será realizada na altura do Palato Praia, das 8h às 16h. A iniciativa, coordenada pelo Gabinete de Gestão Integrada de Políticas Públicas para Causa Animal (GGI-CA), em parceria com a Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ), já assegurou lares para 123 animais desde sua implementação em outubro de 2021, mudando a realidade de abandono que os pets do Município viviam.
A feira vai contar com cães e gatos (adultos e filhotes) disponíveis para adoção. Todos os pets estão saudáveis, os animais adultos que são adotados passam por procedimentos de castração, vacinação, vermifugação, além da testagem para leishmaniose.
Já os filhotes passam por avaliação do médico veterinário e as pessoas que adotam recebem orientações sobre quando poderão levá-los à UVZ para receber a vacinação antirrábica e realizar a castração. O animal adotado recebe um chip de identificação que permite saber quem é o responsável em caso de abandono.
Bruno Eduardo relatou para a equipe do Gabinete que ficou apaixonado por um cão na feira do domingo passado (13), mas acabou não realizando a adoção. No entanto, após pensar e conversar com a família decidiu ir até a UVZ para realizar a adoção e está muito feliz com a chegada do pet em seu lar.
Além das feiras, os animais que estão abrigados na UVZ podem ser adotados ao longo da semana diretamente na unidade, de segunda-feira à sexta-feira, das 08 às 14h.
A coordenadora do GGI Causa Animal, Marcella Soares, está sempre presente nas edições das feiras e explica que a parte educativa da população é um pilar muito importante.
“É preciso ter responsabilidade e compromisso quando é realizada uma adoção, pois se trata de uma vida. Reforçamos sempre nas feiras que a adoção responsável é o conjunto de cuidados que deve ser seguido pela família que decide ter um animal em seu lar, ao assinar o termo de adoção o tutor precisa garantir a saúde física e mental, a segurança e o bem-estar do novo membro da família”, explica a coordenadora.
A equipe presente nas feiras orienta os novos tutores a terem em mente que os pets vão viver por muitos anos e que necessitará de cuidados em todas as etapas da vida, independente das mudanças que a rotina das famílias venha a sofrer no decorrer desse período. Os animais são seres sencientes, ou seja, eles sentem dor, medo, saudade, alegria e tristeza. Eles são parte da família e precisam de afeto e cuidados. Atuar em prol da saúde e bem estar dos animais é um dos compromissos do Gabinete.
Para adotar
Para adotar um animal, a pessoa deve ser maior de 18 anos, precisa apresentar documento de identificação com foto e comprovante de residência, além de assinar um termo se responsabilizando pelo cuidado com o animal que está adotando.
Ao preencher a ficha de adoção os donos ficam cientes da responsabilidade e deveres que devem ter com os pets.
Serviço
Domingo (20), das 8h às 16h, na Rua Aberta da orla de Ponta Verde. A tenda ficará na altura do Palato Praia.
Últimas notícias
Moraes autoriza que familiares visitem Bolsonaro e aliados na prisão
Anvisa manda recolher lava-roupas líquido da Ypê por contaminação
Alfredo Gaspar aponta lavagem bilionária envolvendo aposentados e pensionistas: “É a festa do crime”
Cabo Bebeto denuncia recorrentes atrasos da Sesau e aponta falha de gestão
Ivete Sangalo anuncia fim do casamento com Daniel Cady após 16 anos
Juiz é baleado e socorrido após ataque em Ouricuri no Sertão de Pernambuco
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Motociclista perde controle e cai na AL 220, em Limoeiro de Anadia
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
