Capital

Agências do INSS amanhecem fechadas por paralisação nacional

Hoje acontece o dia nacional de luta dos servidores por recomposição salarial emergencial

Por 7Segundos 23/03/2022 10h10
Agências do INSS amanhecem fechadas por paralisação nacional
Agência da Previdência Social; INSS - Foto: Divulgação

As agências do INSS estão fechadas em Alagoas e em todo país nesta quarta-feira (23). O Sindicato dos Trabalhadores da Saúde, Previdência e Seguro Social (Sindprev-AL) informou que a medida segue orientação das entidades nacionais.

O objetivo é garantir a paralisação no dia nacional de luta dos servidores por recomposição salarial emergencial de 19,99% (perdas inflacionárias apenas no governo Bolsonaro). Além de outras pautas de interesse geral das categorias.

A decisão pela paralisação se deu em plenária da federação, no dia 5 de março. A greve seguirá até que o governo negocie com as entidades que representam os servidores públicos federais.

Na quarta-feira da semana passada, milhares de servidores públicos federais de vários locais do país ocuparam a Esplanada dos Ministérios reivindicando melhores condições de trabalho e atendimento da pauta, mas não houve negociação com o Governo.

Pauta de reivindicações:


Além do reajuste de 19,99%, da retirada da PEC 32 e da revogação da Emenda Constitucional do Teto dos Gastos, a categoria reivindica:

– Recomposição salarial data-base;

– Reajuste dos auxílios alimentação, creche e saúde;

– Reestruturação da carreira típica de estado para o seguro social;

– Nível superior para ingresso ao cargo de técnico do Seguro Social;

– Rediscussão dos processos de trabalho;

– Fim dos adicionais de meta para o teletrabalho;

– Auxílio teletrabalho para o uso de internet, energia, mobiliário e equipamentos – Jornada de 30 horas semanais para o atendimento de qualidade para a população;

– Fim da terceirização do INSS;

– Concurso público;

– Derrubada do veto de R$ 1 bilhão do orçamento do INSS;

– Não ao fechamento das Agências do INSS e;

– Defesa do direito ao atendimento presencial ao cidadão nas unidades do órgão.

Os servidores também reivindicam em pauta específica, já entregue ao Ministro do Trabalho e da Previdência Social, que consiste na profissionalização da Carreira do Seguro Social. Das 384 carreiras do serviço público federal, a do Seguro Social, que abriga técnicos e analistas do órgão, é a única que possui vencimento básico abaixo do salário mínimo.