MPT vai lançar rede de acolhimento a vítimas de trabalho escravo em Alagoas
Primeira etapa do projeto será implantada em abril deste ano, em cinco municípios alagoanos

O Ministério Público do Trabalho (MPT) realizará, no próximo mês de abril, a primeira etapa de ações de um projeto estratégico que busca capacitar a rede de atendimento e acolhimento às vítimas de trabalho análogo à escravidão em Alagoas. O projeto será executado pelo Grupo de Atuação Especial Trabalhista (GAET) do MPT no estado, criado nacionalmente para identificar, prevenir e reprimir ilícitos trabalhistas.
A primeira etapa acontece em Roteiro, no dia 18 de abril, com a capacitação de profissionais da política de assistência social, política de atenção à mulher, conselhos tutelares, técnicos das áreas de saúde e educação e profissionais de organizações da sociedade civil parceiras. O Ministério Público do Trabalho e os municípios participantes deverão assinar um protocolo de intenções para formalizar o desenvolvimento das ações.
O projeto busca sensibilizar profissionais da Rede de Atendimento, a exemplo dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), Conselhos Tutelares, Secretarias de Assistência Social, Educação, Saúde, Trabalho, Direitos Humanos e Agricultura, além das Polícias Federal, Rodoviária Federal, Militar e Civil, sobre o conceito da escravidão contemporânea e sobre o seu papel com relação à prevenção, ao combate e ao atendimento às vítimas e seus familiares.
“Se os municípios de residência constituem pontos de vulnerabilidade de trabalhadores quanto ao aliciamento e à exploração de trabalho escravo, haja vista as desigualdades de desenvolvimento humano e renda, os locais de naturalidade de vítimas resgatadas indicam vulnerabilidades em nível de desenvolvimento humano e socioeconômico e, a longo prazo, esses fatores, associados à pobreza, baixa escolaridade, desigualdade e violência contribuem para o aliciamento de trabalhadores”, explicou o procurador do MPT Tiago Cavalcanti, ao se referir a trabalhadores naturais de Alagoas e residentes no estado que são aliciados para o trabalho escravo em outras regiões do país.
As medidas têm o objetivo de conscientizar a Rede de Atendimento sobre a importância do desenvolvimento de políticas públicas de redução de vulnerabilidades socioeconômicas. Os profissionais serão capacitados para direcionar o trabalhador resgatado e suas famílias para programas sociais de previdência social, atendimento à saúde, educação e apoio à inclusão no trabalho digno. Outra medida voltada ao pós-resgate será de buscar espaços para o abrigamento e atendimento psicossocial aos trabalhadores resgatados, quando estiverem desprovidos de laços familiares em razão de exploração prolongada.
A primeira etapa do projeto de capacitação da rede de atendimento às vítimas de escravidão contemporânea segue com treinamentos em Penedo e Igreja Nova, no dia 19 de abril, e nos Municípios de Rio Largo e União dos Palmares, em 20/04.
Resgates de trabalho escravo
Segundo o Observatório da Erradicação do Trabalho Escravo e do Tráfico de Pessoas, 840 trabalhadores foram resgatados em condições análogas à escravidão em Alagoas, no período de 1995 a 2020.
Os cinco municípios com maior número de trabalhadores resgatados são Rio Largo, com 401 resgates; Penedo, com 214 trabalhadores resgatados; Feira Grande, com 90 resgates; União dos Palmares, com 52 resgates; e Roteiro, onde foram registrados 51 trabalhadores resgatados.
Já os setores econômicos mais envolvidos no trabalho análogo à escravidão no estado são a fabricação de açúcar em bruto, com 82% dos casos; fabricação de farinha de mandioca e derivados, com 11% dos resgates; cultivo de frutas de lavoura permanente (exceto laranja e uva), que representa 6% dos casos; e 1% dos resgates ocorreram em atividades de associações de defesa de direitos sociais.
Últimas notícias

Prefeitura de Matriz de Camaragibe divulga programação do Carnaval do Jacaré

Cerca de 400 pessoas são esperadas para a edição 2025 do Frevo da Carrocinha

Marisqueiras afetadas por crime da Braskem pedem apoio do governo

Neto, que matou a própria avó em São Miguel dos Campos, é condenado a 37 anos de prisão

Deputado protocola projeto de lei que proíbe nudez e atos impróprios em instituições de ensino de AL

Delegacia móvel vai reforçar a segurança durante o período carnavalesco em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
