Psicólogo alerta para o transtorno psicológico da mentira compulsiva
Doença, conhecida como mitomania ou pseudologia fantástica, pode afetar qualidade de vida do paciente e ser sinal de outras patologias psiquiátricas
No primeiro dia do mês de abril é celebrado o Dia da Mentira e muitas pessoas aproveitam a data para espalhar boatos com o intuito de pregar uma peça em alguém. É comum que o ser humano recorra à mentira para evitar conversas difíceis, constrangimentos ou preocupações.
Entretanto, o ato de mentir nem sempre é ingênuo e pode se tornar uma prática compulsiva ou até mesmo patológica. O psicólogo do Sistema Hapvida, Carol Costa, explica que a doença, conhecida como mitomania ou pseudologia fantástica, causa prejuízos à saúde mental e pode ser sinal de transtornos psiquiátricos.
Quando “pequenas mentiras” se tornam histórias mirabolantes extremamente detalhadas
Necessidade de chamar atenção, soberba, baixa autoestima, ciúme e até relações familiares e pessoais complicadas podem ser fatores que motivam as pessoas a mentirem compulsivamente.
“Uma característica do mitômano é que ele geralmente não avalia as consequências das histórias falsas ou exageradas que cria. Assim, o ato de mentir se torna um estilo de vida, contribuindo para a criação de mentiras aparentemente inofensivas que, depois, podem se tornam histórias mirabolantes extremamente detalhadas”, afirma o profissional.
Carol Costa lembra que o mentiroso compulsivo não mente para obter algum tipo de vantagem e nunca acha que está doente. “A pessoa mente simplesmente porque não consegue parar. As histórias contadas são tão lúdicas e convincentes que até ele mesmo acredita em suas mentiras e passa a viver em um mundo de fantasia”, diz.
Diagnóstico e tratamento
Atualmente, a ciência já sabe que a mitomania pode estar relacionada a diversos tipos de transtornos e, por isso, requer tratamento psicológico e psiquiátrico.
O psicólogo destaca que alguns dos transtornos mais comuns decorrentes da patologia são os Transtornos de Personalidade, caracterizados como um grupo de doenças em que a pessoa tem um padrão de pensamento e comportamento rígido e mal ajustado, Transtornos de Conduta, identificado principalmente em crianças e adolescentes, e Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC), que leva a ideias, pensamentos, imagens ou impulsos persistentes que provocam ansiedade.
“A mitomania é uma doença que não tem diagnóstico definido, mas a investigação começa com a identificação desses comportamentos e os cuidados podem variar da psicoterapia à psiquiatria clínica, sendo necessário, em alguns casos, fazer uso de medicamentos. Em todas as situações, a busca pelo autoconhecimento é fundamental para lidar com as situações que impactam nosso bem-estar e felicidade”, finaliza o profissional de saúde mental.
Últimas notícias
[Video] Cibele Moura celebra implantação de ensino bilíngue em escola de Paripueira
[Vídeo] Polícia prende em São Paulo acusado de latrocínio ocorrido no Sertão de Alagoas
Madrasta que jogou enteado do 4º andar enquanto ele dormia começa a ser julgada em Maceió
Gatinho para adoção com 4 orelhas vira sensação nas redes
Homem que espancou esposa até deixá-la cega no Sertão de AL é preso na Bahia
Ex-dirigentes do INSS fecham delação e entregam Lulinha e políticos
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Secretário da Fazenda de Maceió cria dificuldades para pagar fornecedores
Planalto confirma 13º infectado em comitiva com Bolsonaro
Indústria brasileira do setor alimentício terá fábrica em Rio Largo
