Maceió

IMA alerta que passeios às Piscinas Naturais devem respeitar novo zoneamento

Decisão do Cepram visa solucionar demanda de comerciantes locais, além de preservar áreas da praia

Por 7Segundos com IMA 11/04/2022 14h02
IMA alerta que passeios às Piscinas Naturais devem respeitar novo zoneamento
Trânsito marítimo nas zonas será limitado - Foto: Reprodução/IMA

O Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA) divulgou, nesta segunda-feira (11), um comunicado alertando que agora as pessoas que fazem passeios nas piscinas naturais terão que respeitar o Zoneamento Ambiental do Banco Recifal da enseada da Pajuçara.

Essas áreas são de acesso delimitado, seja para visitas de diversas embarcações, entre as motorizadas ou não, além da proibição da pesca artesanal. A decisão prevê o disciplinamento do uso dessas zonas.

O documento foi aprovado pelo Conselho Estadual de Proteção Ambiental (Cepram) e define oito áreas da praia onde será permitido uma ou mais dessas práticas: fundeio misto, fundeio não motorizado, circulação, mergulho autônomo, tráfego, pesca artesanal, recreação ou ter o uso geral restrito.

Medida seria uma solução encontrada pelo Gerenciamento Costeiro do Instituto do Meio Ambiente (Gerco/IMA) para proteção de áreas ainda preservadas da praia, além das demandas de usuários e comerciantes nas zonas.

“Nos estudos observamos que têm áreas já bastante impactadas e outras que podem se transformar em locais para recomposição e refúgio da biota local, por isso foram definidas também as zonas de uso restrito onde poderão ser feitas pesquisas científicas”, comentou Ricardo César, coordenador do Gerco/IMA.

Além da definição das zonas citadas, foi ressaltado no documento que é proibido: o lançamento de qualquer tipo de âncora sobre os bancos de recifes e algas; alimentar e comercializar alimentos para peixes; esclarece ainda que retirar fragmentos dos recifes são permitidos apenas para fins científicos.