Saúde

Mês de combate a hipertensão: doença já atinge 33% dos brasileiros

Aproximadamente 38 milhões de brasileiros sofrem de pressão alta e o sexo masculino é o mais atingido pela doença

Por Assessoria 11/04/2022 19h07
Mês de combate a hipertensão: doença já atinge 33% dos brasileiros
A cardiologista Ana Carolina Queiroz - Foto: Assessoria

No mundo, de acordo com dados lançados pelas OMS em 2021, aproximadamente 1,26 bilhão de pessoas são hipertensas, onde cerca de 10 milhões de pessoas morrem de complicações da hipertensão arterial todos os anos. No Brasil, de acordo com a SBC (Sociedade Brasileira de Cardiologia), aproximadamente 33% da população sofre de pressão alta, somando cerca de 38 milhões de brasileiros.

Considerada uma doença crônica não transmissível e extremamente silenciosa, como a diabetes, onde ambas as duas doenças são consideradas um dos maiores fatores de risco à saúde no Brasil, a hipertensão arterial não costuma manifestar sintomas imediatamente, especialmente no início. O diagnóstico é feito a partir da avaliação da pressão arterial do paciente, caso apresente números acima de 140 mmHg por 90 mmHg, ou 14X9.

Ainda de acordo com a SBC e o Ministério da Saúde, a doença é hereditária em 90% dos casos, porém, há vários outros fatores que influenciam nos níveis de pressão arterial, entre eles: fumo excessivo, consumo de bebidas alcoólicas, obesidade, estresse, grande consumo de sal e gorduras, níveis altos de colesterol e sedentarismo.

“Para cada brasileiro que é Hipertenso, um não sabe que é hipertenso. Nós temos 50% dos brasileiros que são hipertensos e não possuem esse diagnóstico. É importante que se crie o hábito da população, de pelo menos, uma vez ao ano, verificar a pressão arterial. A Hipertensão é um grave fator de risco para doenças cardiovasculares, responsável pelo Infarto, pelo AVC, responsável pela alteração nos rins, que pode levar à Diálise”, alerta a cardiologista, Dra. Ana Karolina Queiroz.

Por isso, é importante realizar consultas e exames periódicos para identificar possíveis problemas, dentre elas, a Hipertensão, o quanto antes. Além disso, mudar rotinas e adotar um estilo de vida mais saudável, com a práticas regulares de atividades físicas e uma alimentação balanceada é uma das melhores maneiras de prevenir casos de pressão alta e manter uma melhor qualidade de vida.

“Você pode estar hipertenso e não saber. A Hipertensão é silenciosa. Então, não só os sintomas de: dores de cabeça, dor no peito, tontura, náuseas, vômitos, sensações de mal-estar, podem ser sintomas de dor no peito, como também uma pessoa que não tem sintomatologia nenhuma, pode ser hipertensa. É importante a gente saber verificar a pressão e fazer seu check-up cardiológico, sempre que puder”, salienta a cardiologista, Dra. Ana Carolina Queiroz.