Economia

Compras onlines chegam a ser 15% das reclamações entre maceioenses

Opção remota de compra cresceu durante a pandemia do Covid-19

Por Ezequiel de Lima - Estagiário* 16/04/2022 08h08
Compras onlines chegam a ser 15% das reclamações entre maceioenses
Leandro Almeida, diretor executivo do Procon Maceió - Foto: Pei Fon

Durante a pandemia, a compra online foi essencial, para os consumidores que evitaram sair de casa durante o período de isolamento social e para os estabelecimentos, que em sua maioria, adotaram a compra remota como principal foco de vendas.

Conforme o Diretor-Executivo do Procon-Maceió, Leandro Almeida, cerca de 15% em 2021, das reclamações que chegaram até o órgão são sobre problemas com compras feitas pela internet.

Para evitar dor de cabeça, o diretor dá algumas dicas aos consumidores maceioenses, como comprar sempre em sites que forneçam ou tenham endereços físicos. Alertou também sobre o modo de pagamento, aconselhando a preferencialmente pagar com cartão de crédito, visto que é mais fácil cancelar em caso de algum problema.

Outra dica que Leandro deu foi verificar se a empresa realmente existe, “ela obrigatoriamente tem que ter na sua página principal o fornecimento do CNPJ endereço físico, telefone para contato e o consumidor pode fazer um teste ligando para empresa“

Em caso de qualquer problema, o Diretor-Executivo do Procon aconselha a guardar captura de telas de mensagens trocadas com a loja e o comprovante de pagamento. “Tudo que sirva como prova, caso o consumidor precise ou tenha necessidade de fazer uma reclamação, ou até mesmo um processo judicial.”