Projeto do Pilar é selecionado para a Mostra Brasil Aqui Tem SUS
lém do Pilar, representantes de outras cinco cidades alagoanas também estarão presentes
A Saúde do Pilar segue rompendo fronteiras. Após ter dois projetos selecionados para a etapa estadual, agora, o Município vai representar Alagoas no Congresso do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), que acontece entre os dias 12 e 15 de julho, em Campo Grande-MS. Além do Pilar, representantes de outras cinco cidades alagoanas também estarão presentes.
A premiação reconhece o empenho das secretarias em prestar uma assistência qualificada à população. Uma banca composta por três especialistas julgou os seis projetos exitosos, entre eles o do Pilar, após a 3ª Mostra Alagoas Aqui Tem SUS – do qual participaram 131 projetos de várias regiões do estado. O resultado foi divulgado esta semana pelo presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems-AL), Rodrigo Buarque.
Pilar obteve a quarta posição com o projeto “Identificação de clusters e treinamento em serviço: estratégias para a abordagem da hanseníase no município de Pilar”, apresentado pela coordenadora de Vigilância em Saúde, Francinny Wanderley da Rocha.
A proposta do Pilar partiu da necessidade de se compreender a dinâmica da doença por meio de dados epidemiológicos, a fim de otimizar as ações de enfrentamento e propiciar, com isso, um atendimento integral ao paciente. Foi dessa forma que o Município chegou ao denominado “cluster”, que nada mais é do que uma área considerada de risco para hanseníase.
“Os profissionais foram capacitados para que pudéssemos aperfeiçoar o manejo clínico da doença, o que nos permitiu avançar com a prevenção e controle da hanseníase, por meio da Estratégia Saúde da Família. Todo o trabalho se baseou em um estudo descritivo junto ao Sistema de Informação de Agravos de Notificação, com o qual construímos os indicadores”, conta a coordenadora.
Ela reforça que o trabalho, portanto, foi considerado inovador e eficaz porque favoreceu uma análise fiel das ações de controle e o diagnóstico precoce da hanseníase. “Ao final da experiência, identificamos a maior incidência, de 34,07%, dos últimos 10 anos, totalizando 12 novos casos no ano de 2020. O Município, então, aprimorou seu plano de intervenções estratégicas para mudar aquele quadro epidemiológico”, ressalta Francinny.
Para o secretário municipal de saúde, Pedro André Moraes, o reconhecimento é fruto do empenho de toda a gestão municipal. “Momentos como este só refletem o comprometimento de todos, além do quanto a nossa Saúde é capaz de mudar a vida das pessoas. Além disso, o congresso será mais uma grande oportunidade para troca de experiências exitosas do país inteiro. Só tenho a agradecer ao empenho de toda a equipe, bem como ao prefeito Renato Filho pelo apoio de sempre”.
Últimas notícias
Carreta com carga avaliada em 1,5 milhão é interceptada na rodovia AL-220, em Arapiraca
Milenaverso: como Milena virou desenho animado fora do BBB 26
“Acelera freando”: veja o que há por trás do vídeo que viralizou em MG
Mãe viraliza ao transformar marmita dos filhos em obras-primas; veja
Homem é preso por tráfico de entorpecentes no bairro Canafístula, em Arapiraca
Advogado encontrado baleado na casa dos pais morre no HGE em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Secretário da Fazenda de Maceió cria dificuldades para pagar fornecedores
Planalto confirma 13º infectado em comitiva com Bolsonaro
Indústria brasileira do setor alimentício terá fábrica em Rio Largo
