Projeto do Pilar é selecionado para a Mostra Brasil Aqui Tem SUS
lém do Pilar, representantes de outras cinco cidades alagoanas também estarão presentes
A Saúde do Pilar segue rompendo fronteiras. Após ter dois projetos selecionados para a etapa estadual, agora, o Município vai representar Alagoas no Congresso do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), que acontece entre os dias 12 e 15 de julho, em Campo Grande-MS. Além do Pilar, representantes de outras cinco cidades alagoanas também estarão presentes.
A premiação reconhece o empenho das secretarias em prestar uma assistência qualificada à população. Uma banca composta por três especialistas julgou os seis projetos exitosos, entre eles o do Pilar, após a 3ª Mostra Alagoas Aqui Tem SUS – do qual participaram 131 projetos de várias regiões do estado. O resultado foi divulgado esta semana pelo presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems-AL), Rodrigo Buarque.
Pilar obteve a quarta posição com o projeto “Identificação de clusters e treinamento em serviço: estratégias para a abordagem da hanseníase no município de Pilar”, apresentado pela coordenadora de Vigilância em Saúde, Francinny Wanderley da Rocha.
A proposta do Pilar partiu da necessidade de se compreender a dinâmica da doença por meio de dados epidemiológicos, a fim de otimizar as ações de enfrentamento e propiciar, com isso, um atendimento integral ao paciente. Foi dessa forma que o Município chegou ao denominado “cluster”, que nada mais é do que uma área considerada de risco para hanseníase.
“Os profissionais foram capacitados para que pudéssemos aperfeiçoar o manejo clínico da doença, o que nos permitiu avançar com a prevenção e controle da hanseníase, por meio da Estratégia Saúde da Família. Todo o trabalho se baseou em um estudo descritivo junto ao Sistema de Informação de Agravos de Notificação, com o qual construímos os indicadores”, conta a coordenadora.
Ela reforça que o trabalho, portanto, foi considerado inovador e eficaz porque favoreceu uma análise fiel das ações de controle e o diagnóstico precoce da hanseníase. “Ao final da experiência, identificamos a maior incidência, de 34,07%, dos últimos 10 anos, totalizando 12 novos casos no ano de 2020. O Município, então, aprimorou seu plano de intervenções estratégicas para mudar aquele quadro epidemiológico”, ressalta Francinny.
Para o secretário municipal de saúde, Pedro André Moraes, o reconhecimento é fruto do empenho de toda a gestão municipal. “Momentos como este só refletem o comprometimento de todos, além do quanto a nossa Saúde é capaz de mudar a vida das pessoas. Além disso, o congresso será mais uma grande oportunidade para troca de experiências exitosas do país inteiro. Só tenho a agradecer ao empenho de toda a equipe, bem como ao prefeito Renato Filho pelo apoio de sempre”.
Últimas notícias
Leonardo Dias denuncia que ambulâncias entregues por Lula ainda estão paradas
Alfredo Gaspar garante R$ 816,4 mil em investimentos para a região Norte de Alagoas
Com mais de 1.400 romeiros, São Sebastião realiza grande romaria em Juazeiro do Norte
Idoso atropelado em Maragogi aguarda cirurgia após material hospitalar acabar, diz família
Mulher é presa após agredir policial e causar confusão em via pública no Benedito Bentes
Mendes manda PF apurar suposta espionagem contra secretário do Recife
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
