Advogado analisa suspensão de eleições indiretas para governador-tampão de Alagoas
Gustavo Ferreira participou do programa Na Mira da Notícia e explicou a situação do ponto de vista jurídico
A notícia de que as eleições indiretas para o cargo de governador-tampão de Alagoas foram suspensas rodaram os noticiários nesta quarta-feira (27). Por conta disso, o programa de rádio Na Mira da Notícia convidou o advogado Gustavo Ferreira para analisar a decisão tomada pela juíza Maria Ester Fontan Cavalcanti Manso.
Logo de cara, para iniciar o bate-papo, o convidado especial desta quarta explicou que a suspensão é legal. "Há um problema de uma inconstitucionalidade na lei estadual ao prever que a eleição de governador e vice seria separada. O texto constitucional federal expressamente diz que o governador será eleito juntamente com o vice", começou.
Por ter sido uma decisão monocrática, a decisão da juíza é passível de revogação. "É possível haver recurso ao TJ para que autorize a realização da eleição. Essa autorização da eleição pode ser dada por uma outra decisão monocrática", explicou.
Ferreira também esclarece que até mesmo o Supremo Tribunal Federal (STF) pode entrar com ação partindo da premissa que a lei estadual é inconstitucional.
A previsão é de que a eleição para o cargo de governador-tampão seja realizada dentro de um prazo de 30 dias. Caso não ocorra - que pode ser a atual situação, o responsável por administrar o Estado é o presidente da Assembleia Legislativa de Alagoas ou o presidente do Tribunal de Justiça, que é o atual governador Kléver Loureiro. "O caminho jurídico mais sensato seria fazer a manutenção do desembargador Kléver no cargo para que ele continue até que haja uma decisão judicial. O prazo máximo de permanência de Kléver seria a eleição e posse do novo governador a ser eleito agora em 2022", pontuou.
O jornalista político Berg Morais, o qual também participou do bate-papo, salientou que a juíza deu um prazo de 15 dias para que a outra parte se manifeste.
Últimas notícias

Água Branca: Homem é expulso por chegar tarde em casa e polícia é acionada
Homem é detido em operação policial no município de Delmiro Gouveia

Idoso arapiraquense internado em Maceió devido um câncer de pulmão, necessita de doação de sangue urgente

Moradores do bairro Bom Parto fazem protesto em decorrência da falta de água na região

Casal trabalha para restabelecer abastecimento de água para Pão de Açúcar

Dnit vai desligar radar que multou motoristas no acesso ao campus da Ufal
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
