Advogado analisa suspensão de eleições indiretas para governador-tampão de Alagoas
Gustavo Ferreira participou do programa Na Mira da Notícia e explicou a situação do ponto de vista jurídico
A notícia de que as eleições indiretas para o cargo de governador-tampão de Alagoas foram suspensas rodaram os noticiários nesta quarta-feira (27). Por conta disso, o programa de rádio Na Mira da Notícia convidou o advogado Gustavo Ferreira para analisar a decisão tomada pela juíza Maria Ester Fontan Cavalcanti Manso.
Logo de cara, para iniciar o bate-papo, o convidado especial desta quarta explicou que a suspensão é legal. "Há um problema de uma inconstitucionalidade na lei estadual ao prever que a eleição de governador e vice seria separada. O texto constitucional federal expressamente diz que o governador será eleito juntamente com o vice", começou.
Por ter sido uma decisão monocrática, a decisão da juíza é passível de revogação. "É possível haver recurso ao TJ para que autorize a realização da eleição. Essa autorização da eleição pode ser dada por uma outra decisão monocrática", explicou.
Ferreira também esclarece que até mesmo o Supremo Tribunal Federal (STF) pode entrar com ação partindo da premissa que a lei estadual é inconstitucional.
A previsão é de que a eleição para o cargo de governador-tampão seja realizada dentro de um prazo de 30 dias. Caso não ocorra - que pode ser a atual situação, o responsável por administrar o Estado é o presidente da Assembleia Legislativa de Alagoas ou o presidente do Tribunal de Justiça, que é o atual governador Kléver Loureiro. "O caminho jurídico mais sensato seria fazer a manutenção do desembargador Kléver no cargo para que ele continue até que haja uma decisão judicial. O prazo máximo de permanência de Kléver seria a eleição e posse do novo governador a ser eleito agora em 2022", pontuou.
O jornalista político Berg Morais, o qual também participou do bate-papo, salientou que a juíza deu um prazo de 15 dias para que a outra parte se manifeste.
Últimas notícias
Entrevista do presidente Lula na Globo: veja quando e onde assistir
Alcolumbre anuncia votação da PEC da Segurança Pública para esta quinta
SMTT de Rio Largo esclarece mudanças no trânsito no Complexo Brasil Novo
Empresa de energia solar que atua em Palmeira é alvo de investigação por fraude
Polícia investiga fraude de até R$ 600 mil em empresa de energia solar em AL
Maragogi terá programação especial em comemoração ao Dia das Crianças
Vídeos e noticias mais lidas
Merendeira é homenageada por equipe de escola em despedida
[Vídeo] Chuvas abrem cratera e motoristas correm riscos na AL-101 Norte
Táxi de Arapiraca fica submerso após avanço da correnteza na Praia do Peba
Confira o que abre e fecha em Alagoas no feriado desta quarta-feira (16)
