Imprensa e curiosos na porta da ALE aguardam pronunciamento sobre eleição indireta para governador
A eleição foi parar no judiciário após uma ação do PSB
A imprensa alagoana já começa a se dirigir para a Assembleia Legislativa do Estado (ALE) nas primeiras horas de hoje, aguardando um posicionamento sobre a suspensão da eleição indireta para governador do Estado que estava marcada para a manhã desta segunda-feira (02).
No domingo (1°), o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes manteve suspensa a eleição indireta para a escolha de um governador-tampão para comandar Alagoas até o final do ano. A decisão de Gilmar Mendes suspende a eleição pelo menos por 48 horas.
A eleição foi parar no judiciário após uma ação do PSB que questionou as regras adotadas para essa eleição. Para a sigla, elas ferem o que a Constituição determina para eleições
O ministro pediu informações sobre o pleito à Mesa Diretora da Assembleia Legislativa e ao governo de Alagoas. Mais cedo, o presidente do STF, Luiz Fux, já tinha suspendido a eleição até que houvesse uma manifestação de Gilmar Mendes, que é o relator da ADPF 969.
Na sexta-feira (29), o presidente em exercício do Tribunal de Justiça de Alagoas, José Carlos Malta Marques, derrubou a decisão de uma juíza de primeira instância que havia suspendido a eleição após pedido da Procuradoria Geral do Estado que alegou que o adiamento da disputa por tempo indeterminado poderia causar graves lesões à ordem pública jurídico constitucional e administrativa do Estado.