Cultura

Poeta e Mestra de Guerreiro são eleitos patrimônios vivos de Viçosa

Curió de Viçosa e a Mestra receberam o título após eleição online na última terça-feira (03)

Por 7Segundos com assessoria 04/05/2022 17h05
Poeta e Mestra de Guerreiro são eleitos patrimônios vivos de Viçosa
Quitéria Jorge de Melo Oliveira, a Mestra (à esquerda) e o poeta Fernando Alves da Silva, o Curió (à direita) - Foto: Reprodução/Assessoria

O poeta popular Fernando Alves da Silva, 72 anos, mais conhecido como “Curió da Viçosa”, e a mestra de Guerreiro, Quitéria Jorge de Melo Oliveira, 61, tornaram-se Patrimônio Vivo do Município de Viçosa. A eleição foi realizada de forma online, na noite de terça-feira (3), pelo Conselho Municipal de Cultura e Turismo.

“Esse ano, conseguimos eleger duas pessoas, já que ano passado não teve eleição por conta da pandemia. Várias pessoas concorreram, todas elas mereciam muito ganhar o título, mas apenas dois poderiam ser agraciados e foram duas pessoas que têm uma contribuição muito positiva para o município: o Curió da Viçosa e a Mestra Quitéria, do nosso Guerreiro”, anunciou a secretária municipal de Cultura e Turismo, Jéssica Pedrosa, que preside o Conselho Municipal de Cultura e Turismo.

O Registro do Patrimônio Vivo do Município de Viçosa foi instituído pela Lei número 996, de 23 de setembro de 2019. São assim considerados aqueles que detêm os conhecimentos ou técnicas necessárias para a produção e para a preservação de aspectos da cultura tradicional ou popular de uma comunidade estabelecida em Viçosa.

É necessário também, dentre outros requisitos, estar capacitado para transmitir seus conhecimentos ou suas técnicas aos alunos. Com o título de Patrimônio Vivo, Fernando Alves e a Mestra Quitéria passam a receber do município, mensalmente, uma bolsa de incentivo de um salário mínimo vigente.

Guerreiro


Mestra Quitéria iniciou no Guerreiro – grupo de folguedo popular genuinamente alagoano – aos 17 anos de idade. O grupo era comandado pelo marido dela, o Mestre Sebastião, que faleceu em 2010. Ao longo de sua jornada, foi rainha do Reisado do saudoso Mestre Osório.

Após a morte de Sebastião, a Mestra Quitéria seguiu repassando os saberes populares adiante. Reúne-se com seu grupo para realizar ensaios e ensinar os passos, as peças e os conhecimentos populares. Apresenta-se em eventos em Viçosa e noutros municípios, mantendo viva a tradição que começou em 1977.

Curió


O Curió da Viçosa lançou cinco CD´s, produzidos de forma independente, com gravações de poemas autorais e obras de vários autores consagrados. “São poemas matutos dos grandes mestres Catulo, Zé da Luz, Patativa do Assaré, Louro Branco e tantos outros”, citou Fernando Alves, que possui catalogados 150 poemas completos, 220 vídeos postados no YouTube, um folheto de cordel e, recentemente, lançou o livro “Um Tinquim de Quase Tudo”.

Radialista, foi fundador da Rádio Vale do Paraíba, primeira emissora de radiodifusão do município e diretor da Rádio Comunitária Viçosa FM. Fernando Alves criou, ainda, um grupo de 21 poetas populares, intitulado “Eu Defendo a Cultura Popular”, que mantém viva a verve, difundida pelas redes sociais e aplicativos de mensagens.

“Fico muito feliz por esse momento que estou vivendo, um momento ímpar em minha vida. Estou aqui com 72 anos, tentando contribuir da melhor maneira possível com a nossa cultura popular”, disse Fernando Alves.

E o Curió da Viçosa se despediu da forma que mais gosta, com poesia: “Quem trabalha, Deus ajuda, já diz a sabedoria. Agora mesmo carrego o peito cheio de alegria, 40 anos passados pelos serviços prestados, defendendo a poesia”.