Requerimento de Marx Beltrão pressiona Câmara por votação de Projeto que barra aumento de 20% na conta de energia
O PDL susta os efeitos de resolução da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) que autoriza reajuste de tarifas elétrica
Um requerimento protocolado na Câmara dos Deputados, em Brasília, pelo deputado federal Marx Beltrão (PP) pede a inclusão urgente do Projeto de Decreto Legislativo (PDL) nº 94/22 na ordem do dia de votações da Casa. O PDL susta os efeitos de resolução da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) que autoriza reajuste de tarifas elétrica e, na prática, barra o aumento de 20% na conta da energia fornecida em Alagoas pela empresa Equatorial.
“Este Projeto precisa entrar na ordem do dia, ser votado e ser aprovado. É aumento nos combustíveis, aumento na conta de energia, e onde vamos parar? Por isso, é imperiosa a apreciação do plenário acerca deste projeto que trata de sustar e impedir os aumentos na tarifa de energia elétrica. Chega de dar lucro à Equatorial às custas do suor, do sacrifício e dos bolsos das famílias alagoanas. Não vou descansar enquanto este PDL não for aprovado, fazendo justiça em nossa terra”, disse Marx Beltrão.
Além do reajuste abusivo de 20% na tarifa de energia elétrica em Alagoas, houve reajuste de 21% na Bahia; 17% no Mato Grosso do Sul; de cerca de 20% Rio Grande do Norte; e quase 25% de reajuste médio de energia no Ceará. Nos últimos dois anos, o reajuste para os alagoanos chegou a 40%, atingindo diretamente a economia do estado e a despesa das famílias.
Marx Beltrão é um dos líderes no Congresso Nacional em prol da aprovação do PDL nº 94/22. Reportagens veiculadas na imprensa nacional mostraram em abril que os reajustes foram aprovados dias após o governo Jair Bolsonaro (PL) anunciar o fim da bandeira tarifária de escassez hídrica (e o presidente anunciar uma redução de cerca de 20% nas contas de luz em todo o país). Os reajustes praticamente anularam o efeito positivo do fim da bandeira tarifária escassez hídrica.