Leonardo Dias diz que Maceió agora vai contribuir para recuperação de empregos com novo PL
O Projeto de Lei de autoria do vereador foi aprovado nesta terça-feira (10), visando desburocratizar o setor produtivo
A Câmara Municipal de Maceió (CMM) aprovou por unanimidade e em duas discussões, nesta terça-feira (10), o Projeto de Lei do Marco da Liberdade Econômica, de autoria do vereador Leonardo Dias (PL). A pauta tem como objetivo facilitar a desburocratização do setor produtivo e proporcionar maior geração de emprego e renda na capital alagoana.
“Esse projeto foi construído com a participação do setor produtivo e tem o objetivo de buscar a desburocratização e a desregulação. Os empreendedores agora têm a certeza do que esperar do poder público quando for realizar seus investimentos. É um grande presente para os empresários e que eles tenham uma barreira de proteção contra o poder coercitivo do Estado. O Governo Federal criou a MP da Liberdade Econômica e os municípios têm se adequado a isso”, afirmou Dias.
“Graças a esse ambiente, o país tem recuperado os empregos perdidos durante a pandemia. Maceió hoje dá a sua contribuição e espera que, junto com o Poder Executivo, novas ações sejam adotadas e tomadas, tendo sempre a liberdade econômica e a liberdade de empreender como norte”, prosseguiu Dias.
O que muda com a nova lei
O Projeto de Lei do Marco da Liberdade Econômica criará um ambiente propício que estimulará o empreendedorismo em Maceió. Entre as principais mudanças estão:
• Estabelece que sejam consideradas atividades de baixo risco as inseridas em decretos do Governo Federal;
• Prazos definidos e agilidade na emissão de alvarás e licenciamentos;
• A criação de um sistema integrado que ajudará na emissão dos documentos necessários para o funcionamento do estabelecimento;
• Disciplina as fiscalizações, que não poderão ser feitas em caráter midiático, sendo proibido o uso de giroflex e outros artifícios intimidatórios;
• A primeira ação fiscalizatória do poder público ao estabelecimento comercial não poderá ter caráter punitivo, salvo situações de danos significativo, irreparável e não indenizável.
Construção do PL
O Projeto de Lei do Marco da Liberdade Econômica é uma das promessas de campanha de Leonardo Dias e foi apresentada à Casa de Mário Guimarães no final do ano passado após ter sido objeto de debate, recebido a contribuição e o aval de toda a cadeia produtiva de Alagoas.
O processo de construção do Projeto de Lei passou pela realização de uma Audiência Pública, que contou com a participação do Sindicato dos Contabilistas do Estado de Alagoas (Sindcont/AL), do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Alagoas (Sebrae), da Secretaria Municipal de Economia (Semec) e Secretaria Municipal de Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente (Sedet), bem como outras organizações que compõem a cadeia produtiva alagoana.
Últimas notícias
Secretária visita espaços do Centro de Inovação do Jaraguá para viabilizar projeto de ampliação e requalificação
Caminhão betoneira tomba em trecho da Avenida Pierre Chalita, em Maceió
PM apreende 31 armas de fogo e mais de 15 Kg de drogas na última semana em Alagoas
Pelopes prende homem e recupera veículo roubado em São Luís do Quitunde
Vocalista da banda Limão com Mel sofre acidente durante turnê nos Estados Unidos
32º Festival Municipal de Bumba Meu Boi encanta Jaraguá com tradição e espetáculo
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
