Política

Prefeitura de Atalaia mantém monitoramento e combate à Zika e Chikungunya

Agentes de endemias e o veículo fumacê continuam como estratégias para evitar a transmissão do vírus

Por 7Segundos com Assessoria 12/05/2022 11h11 - Atualizado em 12/05/2022 11h11
Prefeitura de Atalaia mantém monitoramento e combate à Zika e Chikungunya
Prefeita Ceci Rocha - Foto: Assessoria

A Prefeitura de Atalaia continua monitorando a situação epidemiológica e tem combatido, efetivamente, à transmissão da dengue, zika e Chikungunya no município. O último boletim divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde mostra que foram notificados 281 casos das doenças e confirmados mais 13 casos de dengue; 4 de zika; e 105 de Chikungunya.

A quantidade de notificações e casos confirmados segue preocupando e a prefeitura reforça o alerta para que a população continue contribuindo com as iniciativas da Secretaria Municipal de Saúde.

“A Prefeitura de Atalaia vem promovendo ações educativas nas escolas para orientar os alunos sobre o combate às doenças. Também estamos com o carro fumacê nas ruas e os nossos agentes de endemias já estiveram nas residências, seja na região central, nas comunidades ou na zona rural, realizando todos os procedimentos para eliminar o mosquito Aedes aegypti. Seguiremos com todos os cuidados para proteger a nossa população, mas é muito importante que as pessoas também sigam fazendo a sua parte, evitando, por exemplo o acúmulo de água parada”, reforça a prefeita de Atalaia, Ceci Rocha.


A Secretaria Municipal de Saúde de Atalaia reitera que ações simples podem ajudar no combate ado mosquito Aedes aegypti e o segredo está nos cuidados com os diferentes ambientes, principalmente no quintal de casa. Toda comunidade precisa estar ciente que é papel de todos evitar a proliferação do Aedes aegypti. Entre as medidas que podem ser adotadas estão: evitar água parada em pequenos objetos, pneus, garrafas e vasos de planta; manter a caixa d’água sempre fechada e realizar limpezas periódicas; vedar poços e cisternas; descartar o lixo de forma adequada.