Ministério do Meio Ambiente realiza mutirão de limpeza em praia de Maceió
Ação é uma parceria do Ministério com a Prefeitura de Maceió e o Governo de Alagoas
No próximo dia 14 de maio, a partir das 8h, o Ministério do Meio Ambiente (MMA), por meio do Projeto TerraMar (GIZ/MMA) e execução da organização Coletivo Praia Limpa, realizará um mutirão de limpeza de praia em Maceió/AL, na Praia de Jacarecica.
A ação, uma parceria com a Associação Brasileira das Indústrias de Vidro (ABIVIDRO), o Governo do Estado de Alagoas, a Prefeitura de Maceió e o Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA), integra esforços para a implementação do Plano Nacional de Combate ao Lixo no Mar (PNCLM).
O mutirão tem por objetivo a melhoria da qualidade do meio ambiente, da saúde e do bem-estar das pessoas, além de promover a conscientização e mobilização da sociedade sobre a importância do combate ao lixo no mar e da gestão adequada dos resíduos sólidos em nossas cidades.
Os resíduos nas áreas de areia e restinga da praia serão coletados pela equipe organizadora e por cerca de 70 voluntários locais pré-cadastrados. Após a coleta, será feita a triagem do material recolhido e os dados obtidos serão registrados no Formulário Nacional de Mutirão de Limpeza, de forma a integrar o Painel de Resultados, disponível no site do Ministério do Meio Ambiente.
As informações geradas na ação de limpeza permitem avaliar e monitorar os tipos de material encontrado e identificar suas possíveis fontes e origens, de forma a orientar políticas públicas sobre a adequada destinação dos resíduos nas cidades.
Os resíduos serão destinados à Cooperativa de Recicladores de Lixo Urbano (COOPLUM) e ao Aterro Sanitário de Maceió. Os mutirões de limpeza são ações que permitem o fortalecimento de parcerias entre instituições públicas, privadas e sociedade civil na agenda do Combate ao Lixo no Mar.
Essa ação, realizada em municípios dos estados de Alagoas e Pernambuco (região da Costa dos Corais), é promovida pelo MMA, no âmbito do Projeto TerraMar, uma parceria com o Instituto Chico Mendes para Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e a cooperação alemã para o desenvolvimento sustentável, por meio da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit – GIZ – GmbH.
O Projeto TerraMar promove a gestão ambiental territorial integrada dos espaços continental e marinho, contribuindo para a conservação da biodiversidade.
Combate ao Lixo no Mar
O Plano de Combate ao Lixo no Mar, inédito no país, foi lançado pelo MMA em março de 2019. A estratégia contempla ações que vão desde a gestão de resíduos sólidos até ações de limpeza de praias, rios e mangues, com gestão dos resultados para melhoria contínua, com o objetivo de aprimorar a qualidade ambiental nas cidades e, consequentemente, proporcionar uma melhor qualidade de vida para as pessoas.
Últimas notícias
Ifal Maragogi prorroga inscrições no curso de Inteligência Artificial
Homem em situação de rua é encontrado morto em via pública no bairro Cavaco
Incêndio atinge oficina de conserto de eletrodomésticos em Arapiraca
Arapiraca é primeiro município de AL com 100% das UBS aptas a inserir Implanon
Prefeitura de Maceió decreta ponto facultativo nesta sexta-feira (28)
DMTT orienta condutores sobre bloqueios no feriado da padroeira de Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Comandante da PM emociona em homenagem a coronel que morreu após mal súbito
Cliente denuncia demora na entrega de carro após pagar quase R$ 110 mil
ASA vence Goiatuba nos pênaltis e garante acesso á Série C
Abastecimento do Tabuleiro é paralisado para conserto de rompimento em adutora
