Deputados alagoanos fazem a primeira greve da história do Poder Legislativo
Assembleia Legislativa não realiza sessões plenárias há dez dias por falta de quórum

A falta de quórum para a realização de sessões no Plenário da Assembleia Legislativa Estadual (ALE) provocou a utilização de um termo nunca registrado na história do Poder Legislativo de Alagoas. A “greve” dos deputados estaduais, expressão usada pelo deputado Davi Maia (União), se arrasta desde o último 02 de maio – dia em que a eleição indireta foi suspensa pelo Superior Tribunal Federal (STF).
Há dez dias que o parlamento estadual não consegue reunir nove deputados, número exigido pelo Regimento Interno da Casa de Leis, para a abertura da Ordem do Dia. A ausência dos deputados é decorrente da expectativa em torno da autorização para a realização do pleito que irá escolher o governador e o vice-governador para um mandato tampão.
O assunto tem divido opiniões dentro e fora da Casa de Tavares Bastos. O grupo que possui maioria (22 dos 27 parlamentares) decidiu não deliberar nada enquanto a eleição indireta não for realizada. De acordo com o deputado estadual Bruno Toledo (MDB), em recente declaração à imprensa, “a expectativa de todos é que esse capítulo vergonhoso para a história de nosso Estado se encerre o quanto antes. O tempo responsabilizará os autores desse crime contra a democracia”.
Já o deputado estadual Davi Maia, um dos principais oposicionistas ao governo de Renan Filho (MDB), tem usado as redes sociais para ironizar sobre a falta de quórum. Ele se auto-intitula “fura greve” por ter comparecido em Plenário todos os dias de sessão, mesmo sabendo que não haverá número suficiente de parlamentares para a abertura dos trabalhos.
Esta semana, a Mesa Diretora da ALE publicou um novo edital marcando a eleição indireta para o próximo domingo (15). No entanto, uma nova ação judicial pede que o pleito seja suspenso novamente sob a alegação de que o tempo para inscrição de candidatos é insuficiente. A nova publicação estabeleceu um prazo de 56 horas para que os interessados pudessem formalizar a candidatura. A solicitação é que o tempo seja de 21 dias.
Últimas notícias

Semana da Caatinga tem início em Delmiro Gouveia com ações de educação ambiental e plantio de mudas

Brota na Grota atende moradores do Vergel do Lago nesta sexta-feira (25)

Último adolescente foragido do sistema socioeducativo é recapturado na Santa Lúcia

Após live na UTI, STF intima Bolsonaro em hospital de Brasília

Anvisa aprova medicamento para retardar avanço do Alzheimer

Defensoria Pública alerta sobre tentativas de golpe de falsos defensores
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
