Covid -19

Mais de 50% das crianças vacinadas contra Covid pode estar com 2ª dose atrasada

O rastreamento dos vacinados no Brasil pode ser feito no DataSUS

Por 7Segundos 20/05/2022 09h09
Mais de 50% das crianças vacinadas contra Covid pode estar com 2ª dose atrasada
Maceió mantém vacinação contra a Covid-19 para crianças, adolescentes, adultos e idosos - Foto: Ascom SMS

De acordo com dados do Ministério da Saúde, mais da metade das crianças, no país, que tomaram a vacina contra a covid-19, estão com a segunda dose em atraso. Os números foram reunidos pela Folha de São Paulo e divulgados nesta sexta-feira (20).

A situação em Alagoas não é diferente do restante do país. Cerca de 138.498 tomaram a primeira dose do imunizante, contra 66.421 com a dose de reforço. O que representa 52,04%; colocando o estado na posição 19º das doses de atraso. A pior situação está em Amapá com 77,64% das doses em atraso, e seguido do Acre (77,47%) e Roraima (72,55%).

Os dados do Datasus —sistema de informações do Ministério da Saúde— são alimentados pelos estados e municípios. Cabe ao Ministério da Saúde  acompanhar e aferir os dados, bem como corrigir eventuais problemas no preenchimento. Essas informações balizam as políticas públicas de saúde no país.

O rastreamento dos vacinados no Brasil pode ser feito no DataSUS porque cada pessoa imunizada é registrada no sistema com um código de  identificação, no qual há informações sobre data de nascimento, dose e lote da vacina recebida. Não há informações pessoais sobre cada vacina do que permitam identificá-lo.