Francisco Sales critica fala do presidente da FIEA que diz que maceioenses "superaram os problemas" criados pela Braskem
De acordo com o vereador, dizer que o problema foi superado é "humilhar os 55 mil maceioenses atingidos"
O vereador Francisco Sales protocolou na Câmara Municipal de Maceió uma moção de repúdio contra a fala do presidente da Federação das Indústrias do Estado (Fiea), José Carlos Lyra, que defendeu a "superação dos problemas” causados pela Braskem, sem que todos os moradores sejam indenizados.
“Temos várias formas de defender a economia do Estado, fortalecer o incentivo de novos investimentos, mas falar em superação dos problemas é humilhar 55 mil maceioenses atingidos pela Braskem. O afundamento do solo é considerado pelo Observatório da Mineração o maior desastre geológico em área urbana em andamento do mundo e há mais de três anos essas famílias sofrem para retomar suas vidas”, afirmou Francisco Sales.
A fala de José Carlos Lyra foi dada durante a apresentação do plano de mobilidade da Braskem aos empresários alagoanos, onde prevê o investimento de recuperação das vias. “É muito importante que nós, empresários, saibamos o que está acontecendo e o que vai acontecer. Mas é fundamental também ressaltar que a Braskem se responsabilizou por todos os danos, mesmo quando não diziam respeito a ela. Sigamos, apostando na superação de todos os problemas e na retomada de nossa economia”, disse José Carlos Lyra, em reunião com os empresários.
Sem nenhuma novidade, a Braskem mostrou para os empresários que fará intervenções na área afetada pela exploração de sal-gema e em outros pontos da cidades, como a Via Expressa, o que deve gerar um investimento de R$ 400 milhões na capital alagoana.
“Tudo que foi apresentado aos empresários não existe nenhuma novidade. O dano que a Braskem causou a Maceió e a toda sociedade é incalculável. Não será a reparação das vias que irá esconder essa tragédia. A que preço custa a vida dessas pessoas que foram atingidas? A Braskem provocou um dano moral, ambiental e de saúde, pois muitos maceioenses estão doentes por terem tido suas vidas destruídas”, completou Francisco Sales.
Francisco Sales vem defendendo que a empresa pague todas as indenizações de forma justa aos moradores, além de reconhecer as famílias que residem nas áreas dentro do ilhamento social, dando a oportunidade delas escolherem se querem permanecer nessas áreas ou não.
Últimas notícias
Teoria sobre relações com colegas de trabalho viraliza; entenda
Polícia Civil investiga incêndio em residência de Marechal Deodoro com morte e tentativa de feminicídio
Perdeu a pose: guarda não resiste a cão pedindo carinho
Governador entrega CNH aos primeiros aprovados no Programa CNH do Trabalhador nesta terça-feira (16)
Projeto que proíbe Prefeitura de Maceió de adquirir produtos do MST avança na Câmara
Levantamento do Ibrape destaca prefeita Ceci entre as favoritas ao cargo de deputada estadual
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
