Francisco Sales critica fala do presidente da FIEA que diz que maceioenses "superaram os problemas" criados pela Braskem
De acordo com o vereador, dizer que o problema foi superado é "humilhar os 55 mil maceioenses atingidos"
O vereador Francisco Sales protocolou na Câmara Municipal de Maceió uma moção de repúdio contra a fala do presidente da Federação das Indústrias do Estado (Fiea), José Carlos Lyra, que defendeu a "superação dos problemas” causados pela Braskem, sem que todos os moradores sejam indenizados.
“Temos várias formas de defender a economia do Estado, fortalecer o incentivo de novos investimentos, mas falar em superação dos problemas é humilhar 55 mil maceioenses atingidos pela Braskem. O afundamento do solo é considerado pelo Observatório da Mineração o maior desastre geológico em área urbana em andamento do mundo e há mais de três anos essas famílias sofrem para retomar suas vidas”, afirmou Francisco Sales.
A fala de José Carlos Lyra foi dada durante a apresentação do plano de mobilidade da Braskem aos empresários alagoanos, onde prevê o investimento de recuperação das vias. “É muito importante que nós, empresários, saibamos o que está acontecendo e o que vai acontecer. Mas é fundamental também ressaltar que a Braskem se responsabilizou por todos os danos, mesmo quando não diziam respeito a ela. Sigamos, apostando na superação de todos os problemas e na retomada de nossa economia”, disse José Carlos Lyra, em reunião com os empresários.
Sem nenhuma novidade, a Braskem mostrou para os empresários que fará intervenções na área afetada pela exploração de sal-gema e em outros pontos da cidades, como a Via Expressa, o que deve gerar um investimento de R$ 400 milhões na capital alagoana.
“Tudo que foi apresentado aos empresários não existe nenhuma novidade. O dano que a Braskem causou a Maceió e a toda sociedade é incalculável. Não será a reparação das vias que irá esconder essa tragédia. A que preço custa a vida dessas pessoas que foram atingidas? A Braskem provocou um dano moral, ambiental e de saúde, pois muitos maceioenses estão doentes por terem tido suas vidas destruídas”, completou Francisco Sales.
Francisco Sales vem defendendo que a empresa pague todas as indenizações de forma justa aos moradores, além de reconhecer as famílias que residem nas áreas dentro do ilhamento social, dando a oportunidade delas escolherem se querem permanecer nessas áreas ou não.
Últimas notícias
Penedo integra projetos cooperados e estratégia de captação de recursos durante 10ª ECriativa
Estudantes de escolas da Prefeitura de Penedo avançam para etapa inter-regional do JEAL 2026
Prefeito de Rio Largo vai a Brasília cobrar agilidade em obras de contenção na Mata do Rolo
Em vídeo, presidente nacional do Republicanos confirma pré-candidatura de Davi Davino Filho ao Senado Federal
Surto: CDC da África confirma 395 casos de ebola e 106 mortes
Moradia Legal gera economia que ultrapassa R$ 4,8 milhões para 225 famílias penedenses
Vídeos e noticias mais lidas
Publicado edital para o concurso do Detran; veja cargos e salários
Jovem é expulso após ser flagrado se masturbando dentro de academia de Arapiraca
Jovem morre após complicações de dengue hemorrágica em Arapiraca
Com avanço das obras, novo binário de Arapiraca já recebe sinalização e mobiliários urbanos
