Polícia

Delegado faz alerta sobre novo golpe feito por WhatsApp em Maceió

O agente informou que os criminosos estão personificando vítimas usando informações vazadas

Por 7Segundos 03/06/2022 14h02
Delegado faz alerta sobre novo golpe feito por WhatsApp em Maceió
O golpe é feito através do WhatsApp - Foto: Reprodução/Ilustração

O delegado Sidney Tenório , da Delegacia de Crimes Cibernéticos da Polícia Civil de Alagoas, fez um alerta, nesta sexta-feira (03), sobre um aumento de casos de um novo golpe sendo aplicado por WhatsApp em Maceió.

O delegado informou que os golpistas, que antes clonavam perfis dos usuários e pediam dinheiro para familiares, agora estão usando informações vazadas de bancos de dados.

“No primeiro momento é o mais lógico a se pensar. Mas não é bem assim. Existem sites ilegais que os golpistas assinam e têm acesso a uma lista vasta de dados, como nome, telefone, cpf, rede de contatos mais próximos e outras informações”, explicou Sidney Tenório.

Sidney deu duas dicas para que as possíveis vítimas possam evitar o golpe, a primeira é que as pessoas não disponibilizem fotos pessoais em redes sociais abertas, dificultando o acesso do criminoso a fotos de familiares e reduzindo a credibilidade da tentativa.

“Mas a principal dica é dada justamente para quem recebe algum pedido de transferência de dinheiro, pagamento de boletos ou qualquer repasse monetário pelo WhatsApp. Antes de fazer a transação certifique-se que é mesmo a pessoa. Faça uma chamada de vídeo, diga que quer falar pessoalmente. Caso se neguem ou deem uma desculpa, não faça a transferência. Depois que o dinheiro sai da conta, é quase impossível recuperá-lo”, explicou Sidney Tenório.