SSP reforça segurança em eventos de São João em Alagoas
Ações preventivas e de combate a possíveis delitos estão sendo realizadas durante festas
A Secretaria de Segurança Pública deu início ao planejamento operacional com o objetivo de garantir a promoção dos festejos juninos em todo o estado de Alagoas. Tanto na capital, quanto no interior, as forças de segurança estão reforçando os trabalhos ostensivos e preventivos contribuindo assim para a tranquilidade da população e inibindo possíveis delitos.
Equipes de batalhões da Polícia Militar, que integram o Comando de Policiamento do Interior (CPI), como o 9º BPM, colocaram em prática um forte planejamento durante a realização do Forrogaço, que ocorreu entre os dias 03 e 05 de junho, no município de Piranhas, Sertão Alagoano. Os trabalhos foram coordenados pelo comandante do CPI, coronel Wilson da Silva.
Em Maceió, os shows começaram na última terça-feira (07), no conjunto Eustáquio Gomes, no bairro Cidade Universitária. Para garantir o sossego de quem esteve curtindo as apresentações nesses dois dias, o Comando de Policiamento da Capital (CPC) empregou guarnições extras do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), do Batalhão da Ronda Ostensiva Tática Metropolitana (Rotam) e do Regimento de Polícia Montada Dom Pedro I (RPMon), além dos policiais do Batalhão de Polícia de Guardas (BPGd), que é o responsável pelo patrulhamento rotineiro na região.
Esse incremento nas rondas ostensivas no entorno do local onde está acontecendo o “Arraiá Jacinto Silva” segue até esta quinta (09), quando os festejos serão encerrados por lá. As ações até agora já mostraram resultados e de acordo com o comandante do CPC, coronel Walter do Valle, o objetivo é manter o trabalho preventivo em todos os eventos que ainda serão realizados, também contando com equipes do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) e do Batalhão de Polícia Escolar (BPEsc) e de unidades administrativas da PM.
“Estamos trabalhando duro para manter a ordem antes, durante e após as apresentações. Estive acompanhando in loco o início dos shows, muita gente marcou presença, mas não tivemos nada de grande vulto reportado nem pelas nossas equipes, nem pelo pessoal que está auxiliando com a segurança interna. Houve apenas uma prisão por desacato já no encerramento do primeiro dia. Estamos com o policiamento presente e pedimos que as pessoas se divirtam com tranquilidade”, enalteceu o oficial superior.
Pelo menos 15 eventos públicos e particulares foram catalogados pelo CPC para acontecerem em Maceió até o início do mês de julho. Todo o trabalho de planejamento também contou com a parceria da Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar (CBMAL) e o Ministério Público Estadual (MPE), por meio da Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor. Um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) foi firmado entre as instituições, órgãos municipais e estaduais e os organizadores dos eventos.
No documento, ficou definido que as festas privadas ocorrerão das 20h às 2h e para os eventos públicos o horário foi convencionado das 20h às 5h. Todos os eventos precisarão de autorização prévia da prefeitura e do Corpo de Bombeiros. O TAC ainda assegurou a instalação de banheiros químicos, proibiu venda de churrasquinhos em espetos e de bebidas em garrafas e o uso de copos de vidros, e limitou a quantidade de decibéis dos sons, sendo 85 para eventos privados e 90 para os shows maiores.
Sobre os eventos realizados no interior do estado, as orientações seguem as diretrizes acordadas com os órgãos de cada cidade. Vale ressaltar que alguns municípios cancelaram os festejos juninos por causa das fortes chuvas que caíram nos últimos dias.
A Polícia Civil também vai manter as delegacias regionais com escaladas de plantão no interior do estado. Na capital, haverá reforço de policiais na Central de Flagrantes nos dias em que tenha um maior número de eventos na cidade, visando facilitar o trabalho, como por exemplo, da confecção do registro de Boletim de Ocorrência (BO). “Vale reforçar que o cidadão ainda pode contar com a praticidade ao utilizar da Delegacia Virtual podendo fazer o BO até mesmo de casa, inclusive por meio do celular”, afirmou o delegado-geral Gustavo Xavier.
As demais unidades da PC, como a Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), Gerência de Recursos Especiais (GRE), que engloba setores como Divisão Especial de Investigação e Capturas (DEIC), Seção Antissequetro (SAS), Delegacia de Crimes Cibernéticos, Seção de Roubo à Banco (SERB) e Tático Integrado de Grupos Especial (TIGRE), e alguns outros setores da instituição, vão continuar funcionando normalmente com suas equipes plantonistas. A Operação Policial Litorânea Integrada (OPLIT) continua com seu trabalho em escala de 24 horas, todos os dias, em Maceió, inclusive também com a confecção de Boletim de Ocorrência.
Em situações de flagrantes ou irregularidades, a população pode acionar a Polícia Militar através do 190 e denúncias sobre ilícitos devem ser informados através número 181.
Veja também
Últimas notícias
Homem é preso por manter companheira em cárcere privado em Estrela de Alagoas
“Até Alagoas passou Pernambuco”, diz João Campos durante discurso
Pesquisa Vox Brasil: Flávio Bolsonaro fica numericamente à frente de Lula no 2º turno
TRE-AL suspende por 10 dias perfil acusado de fake news contra JHC
Homem é preso com maconha e balança de precisão na Grota da Santa, em Maceió
Homem é baleado no pescoço e abdômen durante tentativa de homicídio em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Comandante da PM emociona em homenagem a coronel que morreu após mal súbito
Cliente denuncia demora na entrega de carro após pagar quase R$ 110 mil
Jovem de 24 anos é baleado na mão e suspeitos fogem em São Sebastião
ASA vence Goiatuba nos pênaltis e garante acesso á Série C
