PC prende receptadores e recupera 26 notebooks furtados de escola em São Miguel dos Campos
A ação contou com apoio da vigilância escolar municipal
Policiais civis da 6ª Delegacia Regional de Polícia (6ª DRP), de São Miguel dos Campos, comandada pelo delegado João Marcello, prenderam um homem e recuperaram 26 notebooks furtados da Escola Municipal Professora Ana Neri Malheiro de Oliveira, identificando os furtadores e parte dos receptadores. A ação contou com apoio da vigilância escolar municipal.
O furto ocorreu em no último dia 07/06, sendo praticado por dois adolescentes, que invadiram o colégio e subtraíram 41 aparelhos denominados “ChromeBooks”, destinados ao aprendizado dos alunos da escola municipal.
“Ao serem identificados e ouvidos, os menores infratores indicaram o local onde os “ChromeBooks” estavam escondidos, bem como apontaram três pessoas para as quais venderam alguns aparelhos pela quantia de R$ 50,00 cada. Lembrando que cada aparelho é avaliado em torno de R$ 1.800,00, disse o delegado Regional João Marcello.
A autoridade policial disse ainda que dentre os receptadores, dois são maiores de idade, sendo um o próprio vigilante da escola onde ocorreram os furtos. “E ele faltou ao trabalho no dia da subtração dos aparelhos. O terceiro receptador é menor de idade”, frisou.
Os menores infratores, que são os dois adolescentes que praticaram o ato infracional análogo ao crime de furto, e o receptador que comprou um aparelho, foram entregues aos seus pais, em atendimento ao Estatuto da Criança e do Adolescente, tendo em vista os atos infracionais não constarem violência ou grave ameaça à pessoa.
Já os dois maiores de idade foram presos em flagrante, na última sexta-feira (10), pelo crime de receptação, sendo postos em liberdade em audiência de custódia no dia seguinte.
O delegado Regional João Marcello Almeida destacou que: “resta recuperar alguns Chromebooks, os aparelhos têm etiqueta da prefeitura municipal, e números de série que serão rastreados pelo setor de inteligência, ficando o alerta para os compradores, que caso entreguem os computadores na Delegacia Regional com a maior brevidade possível, será presumida a boa-fé e não será lavrado nenhum procedimento, mas caso sejam encontrados com os aparelhos, serão autuados por receptação”, concluiu.