Alagoana ganha prêmio internacional de fotografia no Reino Unido
Fotografa foi a única brasileira selecionada para participar

A fotografa Gabi Coêlho foi a ganhadora do concurso internacional “Art as a response to mental health”, da Doncaster Art Fair, do Reino Unido. A alagoana foi uma das 65 finalistas a concorrer ao prêmio de £400 e a única brasileira selecionada.
Com a sua obra "Qual é o limite?" a artista fala sobre os limites do corpo do artista no fazer da arte, abordando questões como medo, dor, nojo, feiura e angústia.
Para Gabi, ter sido premiada em um concurso internacional vai além de uma conquista pessoal. Em sua visão, mais espaços para artistas locais foram abertos.

“Eu sempre acredito que toda vez que algum artista local recebe um prêmio fora, é mais uma oportunidade para os demais. É uma forma de abrir portas. Cada um de nós que é visto fora, tá abrindo portas para tantos outros. E é uma forma também de entender que nosso trabalho tem qualidade para rodar o mundo”, disse.”
O seu autorretrato vencedor faz parte de uma série de mesmo nome, que está disponível para ser apreciada virtualmente clicando neste link.
A sua série também será exposta até o dia 10 de agosto em Maceió, na Galeria de Arte Fernando Lopes/Cesmac, como parte da exposição coletiva Retro Expectativas, com curadoria de Carol Gusmão.
Além ter sido prestigiada na Europa, a imagem ganhadora do concurso também foi selecionada para uma publicação no México, pela Transe Magazine.
Sobre Gabi
Gabi Coêlho tem 35 anos, nasceu e mora em Maceió. Artista Visual, com ênfase na criação de autorretratos. Nos últimos anos realizou dezenas de exposições coletivas no Brasil e em outros países, como Argentina, Romênia e Reino Unido. E publicações no Brasil e México. Recebeu o prêmio Vera Arruda/Lei Aldir Blanc/Alagoas/2020. É uma das 14 artistas selecionadas pela curadora Márcia Mello para publicação do livro Artistas Fotógrafas Alagoanas: território em expansão (2022, Melani Editora).
Gabi Coêlho dedica-se à fotografia, ao autorretrato, à fotoperformance e à pintura. Sua poética busca investigar o próprio corpo como meio de provocação do outro, ao tempo que investiga os limites deste mesmo corpo durante o fazer artístico. Através de suas provocações, Gabi propõe uma quebra no padrão da busca do belo pelo belo, lidando com temas como violência, dor, desconforto, feiura e nojo.
Últimas notícias

Alckmin destaca avanços com os EUA após conversa entre Lula e Trump

Kel Ferreti chora em vídeo após anúncio de nova denúncia no Fantástico: ‘Que Deus me proteja’

Prefeitura de Maceió participa da abertura da Maratona de Inovação da Nasa

Motociclista fica ferido após acidente em frente ao Fórum de Campo Alegre

HGE inicia o fim de semana realizando captação de dois rins e um fígado para transplante

Homem é assassinado com golpes de facão em São Sebastião
Vídeos e noticias mais lidas

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca

Alvim critica 'Democracia em Vertigem': "Ficção da esquerda"
