BRK promove profissionalização de mulheres venezuelanas em Alagoas
Projeto Reinventar proporcionou formação profissional gratuita de participantes e inclusão no mercado de saneamento
Ssegundo relatório divulgado pelo Instituto Ipsos na última sexta-feira (17), o Brasil ainda precisa superar um grande desafio: a recolocação dessas pessoas no mercado de trabalho. Segundo dados do CONARE, somente 20% dessa população em idade economicamente ativa conseguiu se estabelecer em empregos formais após chegar em território brasileiro.
É o caso das venezuelanas Erika Peralta, Detzineth Guevara, Reidimar Serrano e Nayelis Flores, que passaram a fazer parte da equipe da BRK em Alagoas, por meio do Projeto Reinventar. Desenvolvido pela companhia, com o apoio do Pacto Global da ONU, Instituto Aliança, Senai e da Fox Time, o projeto, que teve a primeira edição realizada em Recife, proporcionou a formação de mulheres em situação de refúgio e vulnerabilidade social como instaladoras hidráulicas (encanadoras). Em Maceió, o projeto contemplou ainda mulheres indígenas da tribo Kariri Xocó, com o apoio da Fundação Nacional do Índio (Funai).
“Contribuir para a inclusão profissional dessas mulheres refugiadas reforça o compromisso com a inclusão, diversidade no nosso quadro de funcionários e com o desenvolvimento social. Por meio da profissionalização e absorção no mercado do saneamento, que está em franca expansão, estamos acolhendo e apoiando pessoas que passaram por situações extremas e buscam se estabelecer e reconstruir suas vidas dignamente”, destacou o diretor presidente da BRK em Alagoas, Fernando Mangabeira. Ao todo, no estado, foram beneficiadas 25 mulheres, sendo 13 brasileiras, sete venezuelanas e cinco indígenas.
O curso profissionalizante oferecido pelo projeto teve duração de três meses e foi realizado de forma semipresencial: 80% em formação virtual (em EAD) e 20% com formação presencial, conforme protocolos e orientações sanitárias durante a pandemia. Cada participante recebeu uma ajuda humanitária mensal de R$ 200, com bonificação atrelada à frequência e ao desempenho, além de um tablet com internet para acesso às aulas. As participantes foram preparadas para a interação com o mundo digital.
Últimas notícias
Luziápolis caminha para ser 100% pavimentada com apoio de Arthur Lira
Alunos de Maceió vivem experiência esportiva no Bear Games Nordeste
Caminhão cai em ribanceira de cinco metros na Rota do Mar
Prefeitura de Arapiraca divulga nova data das provas do concurso da Educação
Árvore cai, atinge veículo estacionado e bloqueia rua no bairro do Prado
Colisão entre carro e moto deixa jovem ferido no bairro Jardim Tropical, em Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
