Maratona de Cirurgias é iniciada no Hospital Metropolitano em Maceió
Campanha tem o objetivo de realizar cerca de 8 mil cirurgias e 30 mil exames

O Governo de Alagoas tem a expectativa de realizar cerca de 8 mil cirurgias eletivas e mais de 30 mil exames durante os procedimentos cirúrgicos da Maratona de Cirurgias, organizada pelo Governo do Estado. O intuito é diminuir as demandas e procedimentos cirúrgicos reprimidos desde o início da pandemia da Covid-19, há dois anos. A informação foi do governador Paulo Dantas, que nesta segunda-feira (27) visitou o Hospital Metropolitano, no bairro Cidade Universitária, na abertura da Maratona de Cirurgias em Maceió.
“Aqui, em Maceió, nossa expectativa é de que sejam atendidas mais de 2 mil pessoas na abertura dessa Maratona de Cirurgias no Hospital Metropolitano. Quero parabenizar toda a equipe de profissionais da Secretaria de Estado da Saúde pelo empenho em acelerar esses procedimentos e prestar mais este serviço essencial a nossa população, assim como foi feito na época mais grave da pandemia”, destacou o governador, que durante a visita conversou com vários pacientes que nesta segunda-feira foram até o Hospital Metropolitano para agendar seus exames e cirurgias.
Segundo o secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda, a Maratona de Cirurgias vai assegurar que os alagoanos tenham acesso a procedimentos cirúrgicos que eram aguardados desde 2020. “Com a pandemia da Covid-19 foi necessário desmarcar as cirurgias eletivas, uma vez que toda a estrutura hospitalar havia sido destinada ao atendimento de pacientes acometidos pelo novo coronavírus. Com esta ação aqui em Maceió e no Alto Sertão deveremos ultrapassar mais de oito mil cirurgias eletivas e mais de 30 mil exames”, confirmou o secretário, que acompanhou o governador Paulo Dantas na visita ao Hospital Metropolitano, ao lado da secretária do Gabinete Civil, Luiza Barreiros. De acordo com Miranda, somente no Alto Sertão a expectativa era atender cerca de 4 mil pessoas durante a Maratona de Cirurgias.
Pacientes aprovam mutirão da saúde
Uma das primeiras pessoas a chegar até as dependências do Hospital Metropolitano nesta segunda-feira foi a dona de casa Aurelina Soares, 80 anos. Portadora de diabetes e hipertensa, Aurelina aguarda ansiosamente por uma cirurgia de catarata desde antes do início da pandemia. “Cheguei a fazer todos os exames antes da pandemia, mas, por causa dessa doença que atingiu e matou tanta gente, infelizmente não consegui fazer a minha cirurgia na época. Mas, graças a Deus, agora vou conseguir fazer minha cirurgia”, disse Aurelina, que aguardava pacientemente a triagem no Metropolitano.
Quem também estava feliz por finalmente conseguir fazer exames e, consequentemente, marcar a cirurgia dela e do filho foi a também dona de casa Roseane Virgínia. O filho Anderson Cauã, de 10 anos, se submeteu nesta segunda-feira ao exame de Postectomia (fimose). “Faz mais de um ano que a gente tentava marcar esses exames, mas não conseguimos por causa da pandemia. Mas agora estou feliz, porque meu filho finalmente já fez o exame hoje e vai marcar a cirurgia”, disse Roseane, que conseguiu fazer um exame para detectar o grau de uma hérnia que a acompanha já há cinco meses.
A Maratona de Cirurgias no Hospital Metropolitano ocorre nesta segunda e terça-feira, e devem ser contemplados pacientes que precisam de colecistectomia, hernioplastia, histerectomia, perineoplastia, postectomia, cirurgias ortopédicas, catarata (acima de 60 anos) e pterígio.
Os pacientes que já tenham data marcada para alguma dessas cirurgias também poderão antecipar o procedimento dentro da maratona. Na triagem deverão apresentar RG, CPF, Cartão SUS, cartão de vacina e comprovante de residência.
Últimas notícias

Ronda no Bairro acolhe casal em situação de vulnerabilidade no Benedito Bentes

Babá morta em Maceió era testemunha de outro caso de agressão envolvendo o suspeito

Atalaia é destaque no Vale do Paraíba com Curso de Formação da Guarda Municipal

Criminoso armado com peixeira aborda estudantes no bairro do Poço, em Maceió

Prefeitura de Maceió interdita parque de diversão irregular na parte alta da capital

Carlinhos Maia provoca rumores de reconciliação com ex nas redes sociais
Vídeos e noticias mais lidas

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca

Policiais militares são presos por extorsão na parte alta de Maceió
