Rodrigo Cunha cobra redução 'urgente' do ICMS dos combustíveis
O senador também pediu pela redução do imposto sobre energia elétrica, comunicações e transportes coletivos

O senador Rodrigo Cunha (União) cobrou nesta sexta (1º) do governador “tampão” Paulo Dantas (MDB) a redução urgente da alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) incidente sobre alguns produtos essenciais, entre ele os combustíveis. Dantas é um dos 11 governadores de estados e do Distrito Federal que decidiram acionar o Supremo Tribunal Federal (STF) contra a lei que reduz o imposto, sancionada na terça-feira (28). A nova legislação limita o percentual de cobrança do imposto e possibilita a redução do preço da gasolina e do diesel.
“O governador “tampão” está contra o povo alagoano. Ele não quer baixar o preço da gasolina reduzindo a alíquota do ICMS, como manda a lei aprovada pelo Congresso Nacional e sancionada pela presidência. Mesmo com a obrigatoriedade de baixar o ICMS dos combustíveis, Paulo Dantas entrou na justiça para manter o ICMS alto em Alagoas, do jeito que está. Dá pra acreditar? Enquanto o governo do “tampão” gasta milhões de reais dos nossos impostos em propaganda, quem sofre com a dura realidade é a gente que está aí abastecendo o carro, o pai e a mãe de família, o motorista de aplicativo, o taxista”, disse Rodrigo Cunha.
A Lei Complementar 192/2022 estabeleceu os combustíveis – incluindo diesel, gasolina e gás natural –, a energia elétrica, as comunicações e os transportes coletivos como itens essenciais “para fins de tributação”. Com isso, os estados e o Distrito Federal ficaram impedidos de cobrar mais de 17% ou 18% de ICMS sobre esses bens e serviços. Hoje, a alíquota cobrada pelo governo de Alagoas é de 29%. Caso a redução fosse implementada em Alagoas por Paulo Dantas, a gasolina poderia ficar, em média, R$ 1,50 mais barata para o consumidor final.
“Sempre me posicionei contra o aumento de impostos, inclusive contra os que incidem sobre a gasolina e os combustíveis. Na Assembleia fui contra este aumento, votei contra esta medida. No Senado, sempre agi da mesma forma. Ninguém aguenta mais gasolina, diesel e demais combustíveis tão caros. E em Alagoas o governador, que deveria dar exemplo, seguir a lei e reduzir o ICMS dos combustíveis, vai contra esta determinação e entra na Justiça para manter o imposto alto, sacrificando os alagoanos. Um absurdo. Redução do ICMS já! É o que o “tampão” precisa fazer”, reforçou Rodrigo Cunha.
A ação aberta por Paulo Dantas e pelos demais governadores pede uma liminar (decisão provisória) para suspender a lei, que dizem ser inconstitucional. Entre outros pontos, eles argumentam que as unidades da federação têm autonomia na fixação de alíquotas tributárias. Os mandatários locais demonstraram também preocupação com a redução da arrecadação, e destacaram que os combustíveis foram responsáveis por 86% das arrecadações estaduais e distrital em 2021.
A ação direta de inconstitucionalidade (ADI) foi aberta pouco depois de estados como São Paulo e Goiás se adiantarem e limitarem, por conta própria, suas alíquotas de ICMS sobre combustíveis. Ministros do governo têm defendido a medida, afirmando que ela é acertada num contexto mundial de luta pela redução dos preços de combustíveis. Assinam a ação os governadores de Alagoas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e Sergipe.
Últimas notícias

Após resultado, Neto Bomfim comemora vitória com apoiadores na sede da UVEAL em Maceió

Homem é morto a tiros enquanto atendia cliente em barbearia em São Miguel dos Campos

Helicóptero cai durante buscas por jovem desaparecida em Pernambuco

Alexandre de Moraes autoriza prisão domiciliar para mulher que pichou estátua da Justiça no 8 de janeiro

Performance apresentada no Drag Dinner Alagoas passa de um milhão de visualizações nas redes sociais

Presidente da Imprensa Oficial Graciliano Ramos é eleito diretor regional do Nordeste
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
