Cultura

Maceió será invadida pelos apaixonados da cultura Nerd neste final de semana

O evento gratuito acontece na Praça Multieventos, no bairro da Pajuçara, das 14h às 22h

Por Larissa Galvão* 09/07/2022 08h08
Maceió será invadida pelos apaixonados da cultura Nerd neste final de semana
Festival de Cultura Nerd realizado no ano passado, em Maceió - Foto: Assessoria/ Cortesia ao 7 Segundos

O dia municipal da Cultura Nerd é comemorado no segundo domingo de julho. Para celebrar a data será realizado o festival de cultura nerd 2022, neste sábado (09) e domingo (10) na Praça Multieventos, no bairro da Pajuçara, em Maceió. O evento, que acontece das 14h às 22h, é gratuito para todo o público e conta com a realização da Associação Alagoana da Cultura Nerd, a Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC) e a prefeitura de Maceió.

O festival está em sua segunda edição e terá a participação de 800 artistas locais, duas atrações nacionais: Thiego Novais do Observatório Potter,  Jornalista e criador do primeiro canal da série Harry Potter do Youtube no Brasil, com seu canal que possui mais de 1 milhão de inscritos, e Totoro, apresentador, ator, gamer e realiza lives na Twitch, trazendo também humor para o seu público.

Além disso, o evento será dividido em diversas arenas, com as tribos do cenário nerd, RPG, kpop, cosplay, criações de conteúdos, just dance, jogos de tabuleiros, lojas de acessórios, espaços instagramáveis, food park, e atrações musicais com as bandas John e os Travoltas e Fita K7 que irão tocar os clássicos do rock. Terá também transmissão ao vivo e completa através do youtube do Nerd Tv.

Uma novidade na edição deste ano é o animekê, onde os participantes poderão cantar músicas em português, inglês, coreano, japonês, do seu anime preferido.

O geek play, também promete animar a galera. Serão feitas perguntas sobre a cultura nerd, e geek, e os ganhadores poderão ser premiados.


Veja a programação:

Torneios e competições:

Serão realizados campeonatos diversos, Magic, Pokémon, Yugi Oh e Free Fire. As inscrições dos torneios são realizadas no local. Nas modalidades de cosplay e kpop, o público poderá prestigiar e participar de desfiles e apresentações musicais e de dança.

Campanha de arrecadação:
A campanha nerd solidário já acontece dentro dos eventos da cultura nerd e será fortalecida ainda mais dentro dos festivais O objetivo deste ano é ajudar as famílias vítimas das chuvas com alimentos, agasalhos e produtos de higiene pessoal. Para contribuir é só levar os donativos para o local do evento.



Data virou lei:


Foi aprovado no plenário da Assembleia Legislativa de Alagoas, o projeto de lei de autoria do Deputado Davi Maia para ser celebrado anualmente no segundo domingo de julho o dia da cultura nerd em Alagoas.

Segundo o presidente da Associação Nerd de Alagoas, Jefferson Diniz, após a aprovação da data, todas as cidades podem realizar os próprios festivais e participar de editais. " Maceió, São Miguel dos Campos e Colônia Leopoldina já tinham o projeto aprovado. Agora com o dia estadual todas as cidades terão acesso às políticas públicas voltadas para o segmento. É uma vitória", afirmou.

Orgulho Nerd

O publicitário Leonardo Rogério de 21 anos, revelou as suas expectativas para participar do evento este ano já que não pôde comparecer ao anterior:

"Já fui em alguns eventos nerds e gosto bastante desse nicho”. Gostei que ele inclui algumas bandas para animar a galera. Tô empolgado para ver a banda fita k7 tocar de novo”. Leonardo, também fala que se encanta com os cosplay e que eles são a parte mais interessante desse tipo de evento. Além disso, ressaltou que pretende ir fantasiado de homem Aranha, um de seus personagens preferidos.
Dentre as atrações esperadas, ele diz que quer ver o gamer Totoro e que acompanha o trabalho dele desde o porta dos fundos e também o seu canal de games.

Já o Estudante de Jornalismo e escritor Pedro Vasconcelos, de 27 anos, diz que acabou se tornando nerd, antes mesmo de saber de fato o que era. Desde criança acompanhava animes como Yugi Oh, Dragon Ball na televisão e jogava vídeo game e jogos de console. Pedro também conta que lia e ainda é muito fã de Senhor dos Anéis, e que era viciado nos livros e filmes.

Ele também conta que consome um pouco de MMO e RPG mas que acompanha mais jogos online e console:
“Eu diria que consumo de todas as partes da cultura nerd. MMO e RPG, é como se fosse uma extensão do jogo de mesa, aí a pessoa tem que se caracterizar.O RPG tem uma pessoa que narra a história pra você e os outros jogadores se caracterizam para seguir a história que está sendo narrada. Foram criados vários jogos online que todo mundo pode jogar junto e que são baseados nesse tipo de história.”

Além disso, ele destaca que esse não é o primeiro evento nerd que participa e que desde 2011 acompanhava o Conquest e o super Conquest. Neste ano, Pedro destacou que pretende acompanhar o gamer Totoro: "Ele é muito engraçado e como eu gosto muito do porta dos fundos seria bem legal vê-lo".

 Apesar de gostar de jogos, nos eventos não gosta de ficar parado jogando vídeo game mas sim observando as novidades, principalmente nas bancas de quadrinhos e ilustrações.

“Um jogo que eu lembro de ter jogado ano passado foi o Larp, que é um jogo em que você tem um tipo de espadas acolchoadas e basicamente vai lutar com outra pessoa que tem uma espada dessa ou um escudo, e é muito divertido”, disse.

*estagiária sob supervisão