Aumento de doenças trazidas pelas chuvas acende alerta em Alagoas
Sesau busca controlar possíveis surtos de doenças
Em decorrência das chuvas que vem incidindo em Alagoas nos últimos dias, a Secretaria de Saúde do Estado (Sesau) está realizando ações em 56 municípios para monitorar um possível surto de doenças de veiculação hídrica. Possíveis casos de enfermidades como diarreia e leptospirose estão sendo observados.
Nas cidades visitadas, os técnicos da Sesau prestam orientação sobre o direcionamento e o fluxo a ser seguido para solicitar, ao Ministério da Saúde (MS), os Kits Emergenciais para Enfrentamento de Desastres, além de realizar diagnóstico rápido da situação de cada cidade.
Os técnicos da Sesau também avaliam a qualidade da água e orientam os funcionários das Unidades Básicas de Saúde (UBS) municipais sobre como proceder em situações de desastres naturais.
Eles também monitoram quais as necessidades dos técnicos de saúde municipais para atuar neste momento e realizam inspeção sanitária para combater doenças prevalentes, além de realizar a aplicação de vacinas.
As ações são desenvolvidas pelos técnicos do Centro de Informações Estratégicas e Resposta em Vigilância em Saúde (CIEVS), das Vigilâncias em Saúde Ambiental, Epidemiológica, Sanitária, da Gerência de Atenção Primária (GAP) e da Superintendência de Atenção à Saúde (SUAS).
Já receberam as visitas os municípios de Rio Largo e Marechal Deodoro; Paripueira, São Miguel dos Milagres, Matriz do Camaragibe e Porto Calvo; Pilar. Também foram assistidos Coqueiro Seco, Roteiro; Jequiá da Praia. Feliz Deserto, Piaçabuçu e São Miguel dos Campos; Teotônio Vilela, São Sebastião e Penedo; Jundiá e Barra de Santo Antônio.