Geral

Fake News: é falso que Creche Cria em Viçosa é obra do governo federal

Notícia falsa vem sendo compartilhada

Por 7Segundos 15/07/2022 10h10
Fake News: é falso que Creche Cria em Viçosa é obra do governo federal
Notícias falsas estão sendo compartilhada em Viçosa - Foto: Atylla Bezerra

Circula nas redes sociais um vídeo em que um suposto eletricista afirma que a construção da Creche CRIA (Programa Criança Alagoana), em Viçosa, é uma obra que está sendo executada com recursos do governo federal. Segundo o autor das imagens, essas informações contidas na placa teriam sido encobertas com tarja para escondê-las do conhecimento público, o que classifica como “malandragem e jogo político”.

Na verdade, o vídeo não passa de FAKE NEWS, ou seja, de mais uma notícia falsa!

As obras do Programa CRIA são executadas 100% com recursos do Governo do Estado. Os municípios contemplados – a exemplo de Viçosa - entram com a contrapartida ao ceder a área para a construção da Creche, orçada em R$ 4.459.172,17, no caso específico.

As tarjas apontadas pelo autor do vídeo foram fixadas pelo Governo do Estado, na verdade, em respeito à Legislação Eleitoral. Elas encobrem justamente as logomarcas do Governo de Alagoas e do Programa Cria, como determina a lei, e devem ser substituídas pelo Brasão de Alagoas até o fim das eleições, em todas as obras governamentais.

Inauguração


Consultada, a Assessoria do Programa Cria informou que serão construídas 200 creches Cria em Alagoas, nos 102 municípios, o que representa um investimento na ordem de R$ 920 milhões, recursos do Tesouro Estadual.

Até o momento, as creches CRIA foram inauguradas nos municípios de Delmiro Gouveia, São José da Tapera, Poço das Trincheiras, São Luís do Quitunde, Matriz do Camaragibe, Monteirópolis, Pariconha, Batalha e Piranhas.

"Em Viçosa, a obra está prevista para ser inaugurada até o próximo mês de agosto. Vale ressaltar que o período de chuvas poderá alterar essa previsão", observa a Assessoria do Programa Cria.