Alagoas

Servidores públicos de Joaquim Gomes denunciam falta de reajuste inflacionário

De acordo com as informações divulgadas pelos servidores, apesar da realização de reuniões, a categoria supostamente sofre com defasagem salarial

Por 7Segundos 21/07/2022 15h03
Servidores públicos de Joaquim Gomes denunciam falta de reajuste inflacionário
Os servidores durante a reunião realizada nesta quarta (20) - Foto: Cortesia

Os Servidores Municipais do município de Joaquim Gomes, em Alagoas, denunciaram que, até esta quinta-feira (21), ainda não receberam reposição inflacionária em seus salários.

De acordo com os servidores, a categoria está acumulando uma defasagem salarial de 70% e que a reformulação do Plano de Cargos e Carreiras (PCC) teve, na verdade, impacto negativo.

“Na prática, o projeto de lei que foi enviado para Câmara só tem reajuste de 13%, pois a proposta tira da progressão vertical (formação profissional): de 10% para licenciatura plena; 5% para mestrado e 10% para funcionários com doutorado”. alegou um servidor.

Também alegaram que funcionários do serviço social e psicologia da Secretaria Municipal da Educação seriam inseridos no Plano de Cargos e Carreiras, mas que a medida ainda não foi adotada.

“Continuam insistindo que não podem entrar porque não fizeram concurso específico para a educação, mas não mostram dentro da lei nenhum impeditivo, porque não existe, aliás existe a lei municipal e lei federal de número 13.935/2019 reforçando a inserção destes profissionais na educação básica”.

Além disso, supostamente haveria uma reunião para discutir o projeto da reformulação do PCC da educação na câmara municipal, mas não aconteceu porque os vereadores teriam viajado para congressos em outros estados. De acordo com um dos servidores, apenas Rita do Araçá, vereadora de Joaquim Gomes, e os vereadores de Maceió, João Catunda e Brivaldo Marques compareceram à reunião em Joaquim Gomes.

De acordo com documentos divulgados pelos denunciantes, além da tentativa realizada ontem (20) com os vereadores, também houveram reuniões para discutir estas reivindicações entre representantes da prefeitura de Joaquim Gomes e os sindicatos dos servidores públicos do município nos dias 9 de março e 19 de abril deste ano.