Vigilância Sanitária apreende 75 litros de saneantes e 420 kg de alimentos impróprios para consumo
Os estabelecimentos foram notificados e orientados a seguirem as normas sanitárias

A Vigilância Sanitária de Maceió (Visa) realizou neste final de semana uma fiscalização nos bairros do Tabuleiro do Martins, Benedito Bentes e Poço. Na ação, foram apreendidos 75 litros de saneantes caseiros (detergentes) e 420 kg de linguiças clandestinas impróprias para consumo.
Durante a fiscalização, os profissionais da Vigilância Municipal observaram irregularidades nas condições de armazenamento, manipulação, refrigeração, conservação e comercialização, além de verificar que os alimentos de origem animal e os produtos de limpeza não possuíam selos de procedência de órgãos competentes.
De acordo com o coordenador da Vigilância Sanitária de Maceió, Nilson Malta, é indispensável existir selos de inspeção dos órgãos que competem à liberação da comercialização, para garantir a segurança e saúde do consumidor. Os alimentos devem estar livre de zoonoses e os comerciantes devem ter um olhar analítico para uma distribuição segura dos produtos nas normas sanitárias.
Sobre os saneantes clandestinos, Nilson Malta informa que “foram apreendidos por oferecer risco à saúde da população, pois não possuem registro da Anvisa, nem engenheiro químico responsável. São produtos que não possuem eficácia e podem acarretar problemas de saúde, no contato e ao inalar, tanto para quem manipula quanto para quem permanece no ambiente onde é utilizado”, ressaltou.
Em relação aos produtos embutidos, o coordenador reforça que foi constatado um processo inadequado, sem qualquer garantia do que foi colocado dentro das linguiças.
“Possivelmente, existe a utilização de corantes em grandes quantidades e carnes estragadas e isso não pode ocorrer, o risco à saúde é muito alto. Todos os fabricantes têm de seguir as normas legais e técnicas para comercialização. Já foram feitas capacitações e orientações e a Vigilância de Maceió continua ofertando o curso de boas práticas, então não há justificativa para situações desse tipo”, destaca o coordenador em relação aos alimentos.
As equipes da Vigilância Municipal fizeram notificações e orientações nos estabelecimentos e também o recolhimento dos produtos impróprios para consumo. A recomendação é para que os locais sigam as normas sanitárias, pois, do contrário, poderão receber multa que varia de R$ 180 a R$ 19 mil reais, a depender da gravidade do caso. Todo o material apreendido foi encaminhado para descarte no aterro sanitário de Maceió.
Últimas notícias

Prefeitura realiza ação informativa sobre direitos de mulheres pacientes com câncer

Prefeitura de Arapiraca realiza 5ª entrega de enxovais do projeto “Mãe Arapiraquense” nesta quinta (23)

Junqueiro sedia o Festival “Fique Leve” e recebe usuários do CAPS de toda a região

Suspeito de atirar em motociclista durante briga de trânsito em Penedo é indiciado pela Polícia Civil

Caso Maria Katharina: Justiça revoga prisão de pai da criança encontrada morta em estábulo
![[Vídeo] Deputado Leonam resgata cavalo vítima de maus-tratos no Benedito Bentes](https://img.7segundos.com.br/wQNu4mzCv0ASH9TbT1KGVz2zy-Y=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/1de2da43-9033-426f-a2c8-fb2ed70f3d87.jpeg)
[Vídeo] Deputado Leonam resgata cavalo vítima de maus-tratos no Benedito Bentes
Vídeos e noticias mais lidas

Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto

Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
![[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'](https://img.7segundos.com.br/1g5AYADh6QrLqZAU9kw_eQUL73A=/300x340/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/4e3912fa-46af-4732-80fb-1b15525d39e8.jpg)
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'

Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
