Política

Renan Calheiros critica pedido de engavetamento de acusações contra Bolsonaro

Hoje, a PGR pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) o arquivamento de sete das dez apurações preliminares sobre o presidente

Por 7Segundos 25/07/2022 17h05
Renan Calheiros critica pedido de engavetamento de acusações contra Bolsonaro
Renan Calheiros (MDB-AL) durante sessão da CPI - Foto: Agência Senado

Nesta segunda-feira (25), o senador por Alagoas, Renan Calheiros (MDB), utilizou as redes sociais para criticar o pedido de engavetamento, por parte da Procuradoria-Geral da República (PGR), de acusações contra o presidente Jair Bolsonaro (PL), feitas durante a pandemia.

"Depois de ilusionismos jurídicos por quase 1 ano, a PGR sugere engavetar as graves acusações contra Bolsonaro durante a pandemia. A blindagem, às vésperas da eleição, não surpreende ninguém", escreveu o parlamentar alagoano.

Hoje, a PGR pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) o arquivamento de sete das dez apurações preliminares sobre Bolsonaro, ministros e ex-ministros do governo, que foram abertas com base nas conclusões da CPI da Covid.

Uma vez que o pedido de abertura de inquéritos e ações penais cabe à PGR, a praxe no STF é atender à procuradoria, nesses casos de solicitação de engavetamento.

Em cinco acusações a CPI pedia o indiciamento do presidente, acusando-o de crimes de charlatanismo, prevaricação, infração de medida sanitária preventiva, emprego irregular de verba pública e epidemia com resultado de morte. No pedido, a PGR concluiu que não existiam indícios das práticas destes ilícitos.