Promulgadas leis de Fábio Costa que criam a Rota Ambiental e o Dia do Voto Livre e Consciente
Vereador espera melhor controle no descarte do lixo, além da promoção do conhecimento e fortalecimento da cidadania
A Câmara Municipal de Maceió promulgou, nessa quarta-feira (27), duas leis que foram propostas pelo vereador Fábio Costa (PP). A primeira delas cria a ‘Rota Ambiental’ e, a outra, institui o Dia Municipal do Voto Livre e Consciente, em 26 de junho, incluindo, no calendário do município, a Semana Municipal de Conscientização contra a Compra de Votos.
Ao ser implantada, a Rota Ambiental vai monitorar e fiscalizar veículos limpa-fossas e efluentes na capital, usando o Geoposicionamento Global – GPS. O dispositivo possibilitará, em tempo real, a localização e identificação da rota percorrida por estes veículos, com horário, data e local em que é feito o descarte dos dejetos e efluentes coletados.
“A ideia é termos o controle dos descartes no município de Maceió, de forma que ao exercer a atividade fiscalizadora se possa ter conhecimento real dos locais por onde esses veículos estejam trafegando e onde estiveram e/ou estejam parados, buscando, dessa forma, coibir a destinação irregular do produto transportado, combatendo as operações clandestinas do despejo de esgoto e efluentes em rios, nascentes, córregos, lagoas, galarias pluviais, rede de macrodrenagem, canaviais e em outros locais impróprios e inadequados, bem como garantir a identificação imediata dos transgressores que insistam na atividade poluidora fraudando suas anotações de descarte”, resumiu.
No ano passado, o vereador denunciou prática de crime ambiental no antigo lixão de Maceió, em Cruz das Almas. A área estava sendo agredida com o despejo irregular de chorume. O lugar, que deveria estar desativado, ainda mantinha lagoas do líquido, que esborrava e contaminava o lençol freático. Após a denúncia, a empresa V2 foi notificada e multada, além de ser obrigada a fazer a drenagem.
Ele também constatou despejo de chorume na Praia da Avenida. Os caminhões saíam carregados do Centro de Tratamento de Resíduos do Aterro Sanitário (CTR) e jogavam o material no mar, por meio do Emissário Submarino. Após a atuação do parlamentar, as empresas foram multadas pelo transporte irregular.
Sobre a instituição do Dia Municipal do Voto Livre e Consciente, Fábio Costa pretende promover o conhecimento e fortalecimento da cidadania sob o aspecto político; abordar a importância das eleições; debater e promover a conscientização sobre a importância do voto livre e consciente para que possam fazer uma escolha segura nas urnas e as consequências da corrupção eleitoral em decorrência da captação ilícita ou compra de votos; além de orientar o eleitor em como proceder com as denúncias de crimes eleitorais.
A sugestão dada pelo vereador é para que o município promova eventos relacionados ao tema, como campanhas, seminários, palestras, debates, fóruns e encontros, abordando temas como estado democrático de direito, soberania popular exercida por meio do voto, eleições limpas, captação ilícita de sufrágio, compra de votos e combate à corrupção eleitoral.
De acordo com o Delegado Fábio Costa, a escolha de 26 de junho como Dia do Voto Livre e Consciente é simbólica, levando em consideração a Lei Federal nº 13.120, de 7 de maio de 2015, que instituiu a data como Dia Nacional da Consciência do 1º Voto.
Últimas notícias
Dez são presos por violência contra mulher e estupro em Maceió e Região no fim de semana
Pix passa a ser rastreado em todos os bancos para evitar golpes a partir desta segunda
Alagoas vai sediar a primeira Assembleia Geral Ordinária do Consórcio Nordeste de 2026
Educação de Maceió convoca mais de 200 aprovados no PSS para reforço da rede municipal
Maceió se destaca entre os destinos mais buscados do Brasil para o Carnaval 2026
Ex-esposa entra no foco da investigação sobre morte de supervisor de base do CRB
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
