Rede hospitalar de AL está apta para lidar com casos de varíola dos macacos
Brasil registrou a primeira morte pela doença nessa semana
São mais de mil casos confirmados de varíola dos macacos em todo país. Na última quinta-feira (28), a primeira morte pela doença fora da África, no atual surto, foi registrada no Brasil. Os brasileiros entraram em alerta em relação à doença.
Em Alagoas, nenhum caso foi confirmado. No entanto, até essa sexta-feira (29) eram cinco casos suspeitos sendo monitorados pelo Hospital Escola Dr. Helvio Auto. Inclusive, os profissionais do local, referência no tratamento de doenças infecciosas, passaram por treinamento para se preparem para receber pacientes infectados.
Em entrevista ao 7Segundos, o médico infectologista, Renee Oliveira, disse acreditar que a rede hospitalar alagoana está apta para receber possíveis casos.
“A varíola, aparentemente, tem se mostrado como uma intensidade com quadro clínico leve, que, na maioria das vezes, não tem necessidade de internação. Apenas pessoas com algum problema imunológico têm risco maior. Mas até o momento a forma comum é a mais leve”.
Renee Oliveira explica que o vírus Monkeypox, que causa a doença, circula no continente africano há muito tempo entre animais que podem transmitir para humanos.
“É passado através do contato próximo, pele com pele, lesões, gotículas. Por isso, é possível prevenir usando máscara, mantendo o distanciamento, evitando contato com objetos, copas, roupas e roupas de cama onde o vírus pode estar presente. Além disso, é possível se infectar por meio de abraços e relação sexual”.
Últimas notícias
Homem de 25 anos morre afogado em açude de São Luís do Quitunde
Helicóptero com duas pessoas cai em pesqueiro no interior de São Paulo
Cemitério sumido há 200 anos abriga 100 mil corpos de escravizados na Bahia
Homem é assassinado no bairro Petrópolis, em Maceió
Professores fazem a primeira edição da Prova Nacional Docente
Homem é flagrado “pegando carona” na parte de baixo de ônibus em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
