Menos de 6% cidades financiam transporte público; Maceió está entre elas
Dados são do Anuário da Associação das Empresas de Transporte Urbano
Mais de duas mil cidades brasileiras usam sistema de transporte público urbano, porém apenas 5,8% delas possuem algum tipo de incentivo ou financiamento. Maceió é uma delas.
São 2.073 municípios e somente 158 dispõem de algum subsídio para além da tarifa cobrada ao usuário. Os dados são da última edição do Anuário da Associação das Empresas de Transporte Urbano (NTU).
O levantamento apresenta o cenário da concessão de subsídios após o início da pandemia, além de mostrar a situação observada antes do começo da crise sanitária em relação aos subsídios permanentes.
Maceió aparece entre as capitais que tiveram subsídio emergencial por causa da pandemia. De acordo com com a NTU, a diferença entre os níveis de oferta e demanda resultou em um prejuízo acumulado de R$ 27,8 bilhões em todo o país durante o período pandêmico
A capital alagoana também aparece entre as que têm subsídios definitivos, neste caso, desde o ano de 2016. Segundo o anuário, em todo país, ainda é preciso aumentar a parcela do custo que é subsidiada. Isso permitiria, além da manutenção ou redução dos valores das tarifas públicas, investir nos demais atributos de qualidade do serviço.
Os valores são destinados para o custeio de benefícios tarifários (isenções e reduções tarifárias para idosos, estudantes, pessoas com deficiência, entre outros), das integrações, ou para amortização de parte do custo