Viçosa treina profissionais da saúde para lidar com a varíola dos macacos
A capacitação é promovida pela Secretaria de Estado da Saúde

Viçosa sediou, nesta terça-feira (23), treinamento promovido pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), por meio do Laboratório Central de Saúde Pública de Alagoas (Lacen/AL). O objetivo foi capacitar os profissionais ligados à Vigilância em Saúde/Assistência a executarem a coleta, o armazenamento e o transporte das amostras que serão direcionadas ao diagnóstico do Monkeypox Vírus, causador da Varíola dos Macacos.
A capacitação foi direcionada a profissionais da 4ª Região de Saúde, formada por nove municípios do Vale do Paraíba alagoano. De acordo com o Lacen/AL, os treinamentos estão sendo realizadas por região de saúde a fim de otimizar e agilizar a capacitação de todos os municípios do Estado.
“Foi uma capacitação de grande importância, uma vez que a gente pode detectar mais cedo, precocemente, qualquer caso da doença e frear a disseminação do vírus, não só em Viçosa, mas em toda a 4ª Região de Saúde”, destaca a secretária municipal de saúde.
Participaram da capacitação analistas clínicos dos municípios de Viçosa, Quebrangulo, Paulo Jacinto, Chã Preta, Mar Vermelho, Pindoba, Cajueiro, Capela e Atalaia. O treinamento ocorreu no Centro de Formação e foi realizado pelas técnicas do Lacen/AL: Avelina Borges e Clara Costa (biomédica).
A coordenadora do Laboratório Municipal e Central de Triagem Covid, a biomédica Nívia Thaciana Pereira Cavalcante, lembra que o Laboratório Municipal de Viçosa conta com equipe de profissionais especializada para a realização das coletas, que já vêm desde o início desta semana realizando os procedimentos.
“O treinamento é extrema importância, pois diante dos casos suspeitos que vêm surgindo, os municípios devem estar com profissionais preparados para essas situações”, afirma Nívia Thaciana.
Veja também
Últimas notícias

Projeto 'Cuidar de quem cuida' oferece qualidade de vida a servidores da Saúde

Suspeito de integrar facção criminosa é preso em Marechal Deodoro durante operação nacional

Audiência pública em Arapiraca debate uso medicinal da Cannabis no SUS

Suspeita de integrar grupo responsável por distribuir 140 kg de maconha

Homem que tentou estuprar menina de 12 anos e mordeu suas partes íntimas é preso em Maceió

Inmet renova alerta de chuvas para cidades da Região Norte de AL
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
