Viçosa treina profissionais da saúde para lidar com a varíola dos macacos
A capacitação é promovida pela Secretaria de Estado da Saúde
Viçosa sediou, nesta terça-feira (23), treinamento promovido pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), por meio do Laboratório Central de Saúde Pública de Alagoas (Lacen/AL). O objetivo foi capacitar os profissionais ligados à Vigilância em Saúde/Assistência a executarem a coleta, o armazenamento e o transporte das amostras que serão direcionadas ao diagnóstico do Monkeypox Vírus, causador da Varíola dos Macacos.
A capacitação foi direcionada a profissionais da 4ª Região de Saúde, formada por nove municípios do Vale do Paraíba alagoano. De acordo com o Lacen/AL, os treinamentos estão sendo realizadas por região de saúde a fim de otimizar e agilizar a capacitação de todos os municípios do Estado.
“Foi uma capacitação de grande importância, uma vez que a gente pode detectar mais cedo, precocemente, qualquer caso da doença e frear a disseminação do vírus, não só em Viçosa, mas em toda a 4ª Região de Saúde”, destaca a secretária municipal de saúde.
Participaram da capacitação analistas clínicos dos municípios de Viçosa, Quebrangulo, Paulo Jacinto, Chã Preta, Mar Vermelho, Pindoba, Cajueiro, Capela e Atalaia. O treinamento ocorreu no Centro de Formação e foi realizado pelas técnicas do Lacen/AL: Avelina Borges e Clara Costa (biomédica).
A coordenadora do Laboratório Municipal e Central de Triagem Covid, a biomédica Nívia Thaciana Pereira Cavalcante, lembra que o Laboratório Municipal de Viçosa conta com equipe de profissionais especializada para a realização das coletas, que já vêm desde o início desta semana realizando os procedimentos.
“O treinamento é extrema importância, pois diante dos casos suspeitos que vêm surgindo, os municípios devem estar com profissionais preparados para essas situações”, afirma Nívia Thaciana.
Veja também
Últimas notícias
Hemoal leva equipe itinerante para captar sangue em Coruripe nesta quinta (16)
Leôncio, elefante-marinho morto em AL, é homenageado em mural do Biota
Hospital Regional de Palmeira dos Índios implanta especialidade em odontologia
Nascimento raro de 90 tartarugas-verdes é registrado no litoral de Alagoas
Fabio Costa reforça apoio a famílias de autistas e ultrapassa R$ 12 milhões em emendas destinadas
Alfredo Gaspar entrega relatório da CPMI do INSS ao STF com 216 indiciados
Vídeos e noticias mais lidas
Mistério em Arapiraca: saiba quem era o empresário morto a tiros em condomínio
Cunhado de vereador é encontrado morto a tiros dentro de condomínio em Arapiraca
Creche em Arapiraca homenageia Helena Tereza dos Santos, matriarca do Grupo Coringa
Ciclista morre após ser atingida por carro e ser atropelada por caminhão em Arapiraca
