Prefeitura de Maceió doa barcos para famílias venezuelanas da etnia Warao
Além deste benefício, eles são assistidos pelos programas sociais oferecidos para a população de baixa renda
A Prefeitura de Maceió doou um barco para nove famílias venezuelanas da etnia Warao. A entrega ocorreu nesta quinta-feira (25), à margem da Lagoa Mundaú, no Vergel do Lago. Na oportunidade, eles aprenderam a manusear o equipamento e iniciaram o planejamento da pesca, para alimentar e gerar renda aos 70 imigrantes pertencentes à comunidade Warao.
“Hoje é um dia especial para nós. Warao significa povo da água, por isso, nós procuramos sempre morar perto dela, e agora esse barco vai estender as possibilidades, pois iremos coletar peixes com as nossas famílias. Nós só temos a agradecer”, comenta Anibal Perez.
Para ele, a doação vai contribuir tanto para a manutenção dos costumes da comunidade indígena, quanto ajudar na sobrevivência das famílias, fora de seu território de origem.
“Já estamos fazendo planos para conhecer a lagoa, conhecer os pescadores, intercambiar conhecimento e descobrir como funciona a pesca por aqui”, acrescenta Anibal.
Os representantes das nove famílias venezuelanas foram recepcionados pelos anfitriões da Lagoa Mundaú, os pescadores do Vergel do Lago. E assim, Evanildo do Amor Divino (o baiano) mostrou aos imigrantes como utilizar o barco que funciona tanto na modalidade de remo quanto motor.
“Eu levei eles para conhecerem o manguezal e nos próximos dias eu vou apresentar locais diferentes, para que busquem um ponto agradável para pescarem. Essa lagoa é a mãe natureza e serve de sustento para todos nós. Aqui tem espaço para todo mundo”, diz orgulhoso Evanildo, conhecido como baiano.
A Diretora de Direitos Humanos da Secretaria de Assistência Social de Maceió, Gabrielle Claudino, garante que o Município não poupa esforços para acolher famílias de imigrantes estrangeiros que residem em Maceió e estejam enfrentando situações de vulnerabilidade social.
“Uma ação como essa significa oferecer chance de trabalho, garantir autonomia às famílias e, neste caso, a gente está conseguindo preservar a cultura deles, e isso é maravilhoso”, explica.
Além do barco, as famílias venezuelanas também são assistidas pelos programas sociais disponíveis à população de baixa renda de Maceió.
Últimas notícias
Governo de Alagoas antecipa pagamento dos servidores para 27 de outubro
'Serial killer de Maceió' é condenado a 60 anos por matar casal no Vergel
Morre aos 91 anos Doutora Arlene, ex-prefeita de Flexeiras por três mandatos
Mercado da Produção segue em funcionamento durante obras de reforma
Justiça bloqueia mais R$ 4,2 milhões do Estado para Hospital Veredas
Após duplo homicídio, suspeitos incendeiam imóvel por não encontrar terceiro alvo
Vídeos e noticias mais lidas
Merendeira é homenageada por equipe de escola em despedida
[Vídeo] Chuvas abrem cratera e motoristas correm riscos na AL-101 Norte
Táxi de Arapiraca fica submerso após avanço da correnteza na Praia do Peba
Jovem é preso com arma e drogas no bairro do Jacintinho, em Maceió
