Prefeitura registra aumento de 25% de resíduos descartados de forma irregular
Comparação foi feita com o lixo coletado em agosto, em pontos críticos da cidade, com o mesmo período do ano passado

Proliferação de doenças, animas peçonhentos, obstrução de canais e galerias. Esses são alguns dos diversos malefícios que o descarte irregular traz para o cidadão. Com o intuito de alterar essa realidade, a Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes) trabalha diariamente em pontos crônicos da capital, recolhendo, somente em agosto, cerca de 35,3 mil toneladas de lixo.
Esse número é 25% maior que o registrado nos 30 dias do mesmo mês, em 2021, no qual foram coletados 27 mil toneladas. Essa apuração demonstra a falta de consciência ambiental dos cidadãos, tendo em vista que os itens mais encontrados nos pontos de lixo, restos de poda, recicláveis e móveis inservíveis, podem ser descartados gratuitamente nos Ecopontos e Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) ou recolhidos pela Coleta de Volumosos.
O superintendente da Sudes, Ronaldo Farias, explica que a população deve fazer a parte dela nessa luta diária para manter a cidade limpa.
"Mesmo após várias ações de educação ambiental, que fizemos pela cidade, o cidadão continua demonstrando a sua falta de consciência e descartando irregularmente. Isso gera transtornos na limpeza urbana, na saúde das pessoas e nos gastos públicos", disse.
Além dos serviços e equipamentos disponíveis para o descarte correto de resíduos, a Prefeitura oferece a coleta seletiva aos maceioenses, que atende, atualmente, cerca de 16 mil residências da capital. O resultado deste trabalho gera renda para mais de 130 famílias envolvidas.
"É preciso que a população entenda que esse trabalho tem que ser feito em conjunto. Não adianta a Prefeitura limpar, dar todas as condições de manter limpo e as pessoas não colaborarem", completa o superintendente.
Para conferir os dias e horários da coleta domiciliar, o cidadão pode entrar em contato com a Central de Monitoramento da Sudes no 0800 082 2600, pelo número 156 ou Whatsapp (82) 98802-4834. Por esses meios também é possível fazer denúncias ou registrar reclamações.
Caso deseje buscar mais informações sobre os Ecopontos, PEVs e a Coleta de Volumosos, basta visitar a página da Sudes (https://maceio.al.gov.br/secretarias-e-orgaos/sudes). Lá, também é possível conferir a localização de cada equipamento de limpeza urbana instalado na capital.
Últimas notícias

Briga termina em tentativa de homicídio em São Miguel dos Campos

Estudantes da Ufal em Arapiraca sonham com Hospital Universitário para fortalecer formação

Marido de vereadora é morto com cinco tiros na cabeça em Teotônio Vilela
![[Vídeo] Prefeito Luciano Barbosa entrega nova praça e ruas pavimentadas no bairro Canafístula](https://img.7segundos.com.br/7sq6pNi7PX1EgDMB3vb1qZYlwI8=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/capa-79.jpg)
[Vídeo] Prefeito Luciano Barbosa entrega nova praça e ruas pavimentadas no bairro Canafístula

Adolescente de Feira Grande com doença rara necessita de cirurgia urgente em Maceió

Prefeito de Japaratinga anuncia aprovação do concurso público municipal
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
