Primeiro desmonte de rocha marca início da execução do túnel do Trecho V do Canal do Sertão Alagoano
Parceria entre Governo de Alagoas e Governo Federal garante avanço da maior obra hídrica do estado
As obras do Canal do Sertão Alagoano seguem em ritmo acelerado e alcançaram, nessa segunda-feira (15), um marco decisivo com a realização do primeiro desmonte de rocha do Trecho V. A ação marca o início da execução do túnel de 1,3 km, etapa estratégica para garantir a continuidade da obra e o cumprimento do cronograma de expansão do canal.
A detonação foi acompanhada pelo secretário de Estado da Infraestrutura, Gustavo Acioli; pelo secretário nacional de Segurança Hídrica do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), Giuseppe Vieira; pelo diretor do Departamento de Obras Hídricas do MIDR, Marcus Vinícius; pelo prefeito de São José da Tapera, Jarbas Ricardo; além de representantes do consórcio responsável pela construção.
Esta etapa representa a retirada da principal barreira física para o avanço do Trecho V, permitindo que a obra siga em ritmo acelerado e possibilitando que o canal chegue abastecido a mais comunidades rurais, promovendo desenvolvimento, segurança hídrica e qualidade de vida para a população sertaneja.

Durante a vistoria técnica, o secretário nacional Giuseppe Vieira destacou os investimentos federais e o alinhamento entre os governos. “Só temos boas notícias para o Sertão alagoano. O Trecho V foi autorizado pelo presidente Lula em 2024 e já conseguimos ver a transformação acontecendo. De lá para cá, já foram investidos R$ 110 milhões dos recursos federais. As obras estão aceleradas, dentro do cronograma e com recursos garantidos para continuar avançando”, afirmou, ressaltando o compromisso do Governo Federal com as regiões que mais precisam de água.
Atualmente, o Trecho V já conta com 3 km de canal concluídos, gera mais de 500 empregos diretos, cerca de 80% ocupados por moradores do próprio Sertão, e mantém cerca de 80 máquinas em operação diária, movimentando a economia local. A previsão é que, até março, sejam entregues 4,5 km de canal já abastecidos com água, ampliando significativamente os benefícios para os sertanejos.

Uma obra que transforma o Sertão e impulsiona o desenvolvimento
Considerado o maior empreendimento de infraestrutura hídrica do estado, o Canal do Sertão Alagoano já soma 123,4 km concluídos, levando água de forma contínua para 10 municípios. Integrante do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), a obra garante segurança hídrica e impulsiona a agricultura, a pecuária e a economia local.
Para o secretário de Estado da Infraestrutura, Gustavo Acioli, o projeto representa um divisor de águas para Alagoas. “Quando o Canal do Sertão estiver concluído, ele marcará o fim da escassez de água no sertão alagoano. Essa obra só se tornou realidade graças ao trabalho de muitas mãos: das equipes técnicas, da dedicação incansável e da prioridade dada pelo governador Paulo Dantas, além do apoio do deputado federal Isnaldo Bulhões, do senador Renan Calheiros e do ministro Renan Filho. Sem esse esforço conjunto, o Trecho V não estaria avançando com tanta rapidez”, ressaltou.

Os impactos positivos também são sentidos diretamente nos municípios beneficiados. Para o prefeito de São José da Tapera, Jarbas Ricardo, a obra vai além da infraestrutura. “Tapera vive hoje um momento ímpar com as obras do Canal do Sertão. São mais de 500 empregos diretos, além de centenas de indiretos, casas e pousadas alugadas, comércio aquecido e funcionando mais do que nunca. E, acima de tudo, água chegando. Como sertanejo, tenho certeza de que, quando tudo estiver concluído, toda a região vai ganhar muito com esse projeto”, destacou.
A expansão do Canal do Sertão segue com o Trecho V, que acrescentará mais 26,6 km à estrutura, beneficiando diretamente os municípios de São José da Tapera, Monteirópolis e Olho D’Água das Flores, alcançando uma população estimada em 58 mil habitantes.
Quando totalmente concluído, o Canal do Sertão Alagoano deverá beneficiar 42 municípios e mais de um milhão de pessoas, consolidando-se como um dos principais marcos do desenvolvimento hídrico e econômico de Alagoas.
Últimas notícias
Família procura por agricultor desaparecido no bairro Cruz das Almas
Prefeita Eronita Sposito anuncia Parada Natalina em Porto Calvo
Vereador Brivaldo Marques é reconhecido como cidadão maceioense na Câmara Municipal
Pousada de R$ 5,7 mi em Porto de Pedras seria principal bem adquirido com recursos desviados na Saúde de AL
Familiares de Mayara Dias lamentam morte trágica da jovem
Homem morre afogado em barragem no município de Maravilha
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
