TRE inicia geração de mídias das urnas eletrônicas
O TCU, a Procuradoria Regional Eleitoral, a OAB/AL e a organização Transparência Eleitoral participaram das atividades
O Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL) iniciou, na tarde desta quarta-feira (14), as atividades de geração das mídias para a preparação das urnas eletrônicas que serão utilizadas nas eleições gerais deste ano. O Tribunal de Contas da União (TCU), a Procuradoria Regional Eleitoral, a Ordem dos Advogados do Brasil – seccional Alagoas (OAB/AL) e a organização Transparência Eleitoral participaram das atividades.
Para o desembargador Alcides Gusmão da Silva, corregedor regional eleitoral, a presença de órgãos fiscalizadores na abertura dos trabalhos de geração de mídias é fundamental para garantir a transparência e a legitimidade de todos os passos do processo eleitoral.
“Quanto mais transparência e informação, melhor para a Justiça Eleitoral. Sempre convidamos os partidos, candidatos, Ministério Público e outras instituições para acompanharem as atividades nas urnas, o que reflete nossa intenção de dar notoriedade a todo o processo”, afirmou o corregedor na abertura das atividades de geração de mídias.
O procedimento consiste na preparação de dispositivos de armazenamento para carga das urnas eletrônicas, para votação, para ativação de aplicativos de urna eletrônica e para gravação dos resultados das seções eleitorais de todos os municípios alagoanos.
As atividades relativas às cargas nas urnas eletrônicas, procedimento posterior à geração de mídias, terão início na próxima sexta-feira (16), a partir das 8h, no Fórum Eleitoral de Maceió, na Gruta de Lourdes.